Réveillon 2021 em João Pessoa será cancelado? Prefeitura fala sobre tradicional queima de fogos
A Prefeitura de João Pessoa informou que vai cancelar algumas festividades do réveillon, incluindo decidiu a tradicional queima de fogos.
A Prefeitura de João Pessoa informou o cancelamento de algumas festividades do Réveillon 2021, incluindo a tradicional queima de fogos que marca a chegada do ano novo. Os eventos, realizados anualmente no Busto de Tamandaré, na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco, não serão realizados em razão da pandemia do novo coronavírus.
A decisão foi anunciada pelo diretor da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, e tomada pelo prefeito Luciano Cartaxo (PV). O informante disse que é impossível garantir o distanciamento social com as festas.
Segundo Burity, as determinações consideraram o número de casos da doença, repassados diariamente pela Secretaria de Saúde.
Leia mais: Conta de luz aumenta NESSES estados a partir de hoje (1º)
Outros eventos cancelados em João Pessoa
A queima de fogos é o terceiro evento cultural de dezembro cancelado pela prefeitura. A oitava edição do Festival de Música Clássica, que estava programada para a primeira semana do mês, já havia sido cancelada anteriormente.
Os organizadores explicaram que a decisão foi tomada logo no início da pandemia, pois o festival exige um planejamento intenso e demorado.
O coordenador da Funjope também disse que não há planejamento para o carnaval de 2021 por enquanto e que a decisão ficará a cargo do novo prefeito – no caso, Cícero Lucena, do Progressistas.
Outras cidades do Nordeste também já cancelaram festividades de final de ano por causa do aumento do número de casos de Covid-19 no último mês. Em Pernambuco, as prefeituras de Caruaru, Petrolina, Tamandaré e Gravatá já anunciaram o cancelamento dos tradicionais eventos, como queima de fogos e desfiles.
Leia mais: Carnaval 2021 de Salvador foi SUSPENSO ou prorrogado? Entenda a decisão do governo
Casos da Covid-19 na Paraíba
Na Paraíba, as confirmações de casos de Covid-19 chegaram a 145.253 nesta segunda-feira (30), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O número de mortes pela doença subiu para 3.295 no estado. Todos os 223 municípios paraibanos registraram casos da doença. Em João Pessoa, já são 36.813 casos do novo coronavírus e 1.068 mortes.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair o vírus. As principais medidas incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar álcool em gel.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.