Problemas com o Caixa Tem? Veja como liberar conta bloqueada do auxílio emergencial
A Caixa Econômica Federal bloqueou as contas digitais, utilizadas para receber o auxílio emergencial no valor de R$ 600 por suspeita de fraude.
Mais de 1,3 milhão de brasileiros se surpreenderam na última quarta-feira quando a Caixa Econômica Federal bloqueou as contas digitais, utilizadas para receber o auxílio emergencial no valor de r$ 600.
A medida foi adotada pela Caixa Econômica Federal devido a uma suspeita de fraude de acordo com presidente da Caixa Econômica Pedro Guimarães.
A partir desta quinta-feira (23) os beneficiados podem seguir as orientações da Caixa para desbloqueio. Os usuários devem ficar atentos, pois existem as seguintes situações:
Bloqueio total por suspeita de fraude representa 51% dos casos
Documentação pendente, o que leva a suspensão do Caixa Tem (situação enfrentada por 49% dos beneficiários)
As pessoas que receberam a seguinte mensagem: “É necessário regularizar o seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”, deve procurar a agência da Caixa Econômica para confirmação da identificação. Esse trabalhadores se encaixam na suspeita de fraude.
Já aqueles que se encaixam na segunda opção, documentação pendente não precisa ir a agência. Basta fazer um novo acesso através do aplicativo Caixa Tem e enviar a documentação solicitada.
Em seguida basta clicar na opção “Liberar Acesso”.
Uma mensagem será encaminhada para finalizar o cadastro. Um link será disponibilizado abaixo para que beneficiário envie a documentação através do whatsapp.
Leia mais: Mais de 1,3 milhão de contas digitais são canceladas por suspeita de fraude
O representante maior da Caixa revelou que foram bloqueadas centenas de milhares de contas. Já o Ministério da Cidadania informou que encaminhou para o banco mais de 1,3 milhão de Cadastros de Pessoa Física (CPFs) para bloqueio e avaliação.
Os beneficiários receberam, na tela de acesso ao aplicativo Caixa Tem, a mensagem que deveriam comparecer a Caixa.
Saiba mais sobre a suspeita de fraude no auxílio emergencial
A Caixa Econômica Federal divulgou que hackers estavam acessando várias contas do auxílio emergencial através de um mesmo aparelho celular. No mesmo equipamento eram cadastrados diversos auxílios, segundo Guimarães.
O presidente da Caixa Econômica Federal informou ainda que existe uma diferença entre a fraude constatada pelo Ministério da Cidadania e pela Caixa.
Os problemas com os CPFs apontados pelo Ministério da Cidadania são de elegibilidade e cadastro do benefício e fazem parte de um banco de dados que a Caixa não possui acesso.
O presidente da Caixa disse ainda que as decisões do Ministério da Cidadania são encaminhadas para a Caixa, que acata as determinações.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.