Saiba como regularizar seu CPF pela internet através da Receita Federal
O site da Receita Federal anuncia seção no portal para regularização do Cadastro de Pessoas Físicas-CPF. Acompanhe mais informações.
O site da Receita Federal anunciou uma nova seção em seu portal específica para regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O serviço ofertado é completo e proporciona não apenas a inscrição para o documento, mas também a emissão, atualização e consulta do CPF. De acordo com o órgão, a criação da nova área se deu devido à demanda significativa nas unidades da Receita Federal.
A página também oferece suporte e informações sobre caso haja pendência com o documento. A facilidade está na possibilidade de poder enviar tudo sem sair de casa em poucos minutos.
Vale ressaltar, porém, que a regularização do CPF pode exigir envio do Registro Geral (RG) ou algum documento de identificação oficial com foto, que pode ser disponibilizado através do e-mail.
Para garantir a segurança e uma maior veracidade da ação, o órgão exige que junto ao envio do documento, seja anexado uma selfie como comprovante da titularidade.
Orientação pelo Telegram
A Receita Federal montou também um chatbot que funciona como um tira-dúvidas no aplicativo de mensagens Telegram para quem deseja regularizar o CPF. Para isso, basta seguir o passo a passo:
- Fazer o download do telegram;
- Procurar no aplicativo pela Receita Federal por meio da descrição (@ReceitaFederalOficialbot);
- Após o acesso, serão disponibilizadas as instruções para emissão do documento.
O chatbot funciona como um questionário guiado. Por meio do aplicativo, são realizadas perguntas e a depender das respostas oferecidas, links e passo a passo são oferecidos.
Meu CPF
Meu CPF é o nome da área no portal que foi proporcionada para as consultas. Para acessar é preciso:
- Entrar no site da Receita Federal por meio deste link;
- Clicar em Meu CPF;
- Escolher o serviço em destaque;
- Seguir as instruções oferecidas pelo portal.
A seção é informativa e altamente didática. O portal da Receita além de oferecer os serviços, possibilita as explicações para o cidadão poder navegar pelos serviços com mais segurança.
O site oferece instruções sobre o que fazer quando o CPF estiver iregular. Além disso, de acordo com o órgão, o documento pode apresentar alguma pendência caso esteja nas seguintes condições:
- Titular falecido;
- Suspenso devido informações incompletas junto ao sistema;
- Pendente de regularização;
- Cancelado em caso de duplicidade ou por decisão judicial.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.