Salário Bruto: O que é, Descontos e Como fazer o Cálculo

Quer saber o que é salário bruto? Então, confira aqui as principais informações sobre como, por exemplo, descontos e cálculos!

A famosa pergunta “quanto você ganha no mês?” gera muitas dúvidas quando o assunto é o salário bruto do trabalhador. E para ajudar você a esclarecer todos seus questionamentos, preparamos um conteúdo explicando o que é o salário bruto, como fazer os cálculos, descontos e muito mais. Confira a seguir! 

Fonte: Pontotel

O que é o salário bruto?

O salário bruto é o valor da remuneração registrada na carteira de trabalho dos funcionários, no qual não possui nenhuma aplicação de desconto.

Além disso, é importante ressaltar que o valor representa a remuneração acordada entre o empregador e empregado antes de iniciar suas atividades. 

Nela, não é incluído vários descontos, como contribuição do FGTS, imposto de renda, plano de saúde, além de outras deduções mensais.

Veja Também

Solicitar Novo Cartão do INSS

Auxílio para Mães Solteiras

Agendamento Online no INSS

Consultar Benefício 100% Online

Vale destacar que a remuneração bruta inclui diversos componentes que formam essa base salarial, sendo:

  • Horas extras;
  • Comissões;
  • Bonificações;
  • Benefícios adicionais;
  • Entre outros.

Embora a representação do valor da remuneração seja fixo, o trabalhador recebe o seu salário apenas depois da aplicação dos descontos.

Saiba que muitos conhecem como o salário líquido, no qual seus descontos podem ser voluntários ou mesmo obrigatórios.

Além disso, o valor desse salário é fixo, em que não pode haver alterações mensais. No entanto, caso seja acordado entre trabalhador e empregador.

Qual a diferença entre o salário líquido e o bruto?

Embora possuam nomes diferentes, o salário bruto e o salário líquido são praticamente a mesma remuneração do trabalhador.

Claro, existem alguns pontos que os diferenciam um do outro. Isso porque, a remuneração líquida é o pagamento bruto, porém, acompanhando as aplicações dos descontos.

Ou seja, você recebe o valor do salário, já incluso os descontos do imposto de renda, contribuições previdenciárias, sindicatos, vale-transporte, plano de saúde e muito mais.

Fonte: Factorial

Independente de você recebe em conta bancária ou em mãos, o valor bruto da sua remuneração acaba reduzindo por conta desses fatores.

Como fazer o cálculo do salário bruto?

O processo de cálculo do salário bruto é bem simples, você só precisa reunir alguns fatores importantes, considerados nesta etapa.

Os descontos são os valores calculados a partir do salário fixo ou bruto. Por isso, quando for realizar o cálculo, você precisa considerar o seguinte:

  • Número de dependentes;
  • Contribuição do INSS (FGTS);
  • Contribuições sindicais;
  • Plano de saúde;
  • 13º salarial;
  • Imposto de Renda;
  • Vale-transportes.

Esses são um dos principais descontos a serem considerados. Isso porque, vale ressaltar que outras deduções voluntárias ou obrigatórias são incluídas.

Por isso, é fundamental estar atualizado com as principais informações da remuneração dos trabalhadores para evitar qualquer contratempo.

O salário bruto possui descontos?

Sim, ao longo do texto é possível recapitular todos os descontos aplicados sobre o valor do salário bruto. 

A partir dos descontos aplicados, é possível fazer o cálculo e saber quanto irá ser a sua remuneração líquida ao final do mês.

Por isso, sua remuneração bruta possui diversos descontos aplicados em folha de pagamento todos os meses.

Fonte: Direitos.Me

É possível receber o salário sem descontos?

Então, trabalhadores que atuam sob regime de carteira assinada é praticamente impossível recusar a aplicação dos descontos.

Isso porque, a maioria deles são deduções obrigatórias, estabelecidas por leis, até mesmo para garantir os direitos dos trabalhadores, como no caso do FGTS.

No entanto, se você atua como PJ no mercado de trabalho, é possível receber a remuneração completa, sem nenhum desconto.

Tudo dependerá do tipo de contrato em que o trabalhador será submetido, além das regras da empresa.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0