Secretaria de Assistência Social de Campina Grande informa retomada de atendimento presencial

A Secretaria de Assistência Social de Campina Grande, na Paraíba, irá retomar o atendimento presencial das unidades a partir do dia 1º de outubro por agendamento realizado pela internet.

Secretaria de Assistência Social de Campina Grande informa retomada de atendimento presencial (Foto: Reprodução/Google)
Secretaria de Assistência Social de Campina Grande informa retomada de atendimento presencial (Foto: Reprodução/Google)

A informação foi dada pela diretora de Proteção Especial da SEMA de Campina Grande, Uelma Alexandre, ao portal Paraíba online, onde explicou que o funcionamento de atendimento será das 7h às 13h mediante programação prévia.

Uelma frisou que locais como o Centro do Idoso não poderão retomar o atendimento presencial por conta do risco de contaminação do coronavírus, lembrando que as atividades são realizadas em grupo que acarretam aglomeração.

Leia mais: Eleições 2020: Campina-Grande já tem os candidatos confirmados; confira lista

Nos últimos meses, a secretaria continuou atendendo a população através de agendamento por telefone e videoconferência.

Uelma disse que as atividades não pararam, e que os funcionários continuaram atendendo a população em situação de rua de domingo a domingo por revezamento.

“Ainda em meio expediente, mas estaremos abertos ao público. Estávamos fazendo todo o trabalho que fazíamos normalmente presencialmente, por agendamento ou videoconferência”, falou.

A diretora de proteção social garantiu que os idosos estão recebendo assistência psicológica de forma remota, através da internet, do telefone, ou da visita domiciliar.

Ela ainda destacou que o trabalho que vem sendo realizado de forma remota com jovens apresentou uma resposta positiva.

Atendimento à população de Campina Grande

De acordo com matéria do portal Paraíba online, Uelma citou em entrevista à Rádio Caturité FM que cada serviço da Semas atende cerca de cinco mil famílias; e que parte das pessoas atendidas pela Semas tiveram acesso ao auxílio emergencial do governo federal.

Cerca de 60 pessoas em situação de rua são atendidas pela Semas atualmente e, dessas, cerca de 45 tiveram acesso ao benefício na pandemia, de acordo com fala da diretora.

Assistência na pandemia

Ainda nos primeiros meses da Covid-19 no país, enquanto estados e municípios restringiam as atividades na tentativa de controlar a contaminação do coronavírus, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Sema, continuou com atendimento às pessoas em situação de rua na cidade.

O projeto Banho de Cuidados foi adotado pela Secretaria para levar as condições básicas de higiene à população de rua, através da adaptação de um trailer chuveiros com água aquecida, vestiário e kits de higiene pessoal.

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.