Seguro-desemprego: Sine-PB revela queda de entrada do benefício em mais de 50%

No início do ano, a Paraíba registrou uma grande quantidade solicitações do seguro-desemprego, mas agora a procura diminuiu.

No início do ano, a Paraíba registrou uma grande quantidade solicitações do seguro-desemprego, mas agora quase oito (8) meses após o início da pandemia, o estado encontra-se em queda na procura.

Seguro-desemprego: Sine-PB revela queda de entrada do benefício em mais de 50% (Foto: Reprodução Google)

Seguro-desemprego: Sine-PB revela queda de entrada do benefício em mais de 50% (Foto: Reprodução Google)

É inegável que a crise econômica gerada pela pandemia da Covid-19 prejudicou inúmeros trabalhadores que foram demitidos.

A busca pelo benefício do Seguro-desemprego estava em alta no auge da pandemia, por que milhares de trabalhadores foram demitidos.

Seguro-desemprego

O Seguro-desemprego é um benefício de assistência para trabalhadores e servidores que são demitidos sem justa causa, a Consolidação das leis trabalhistas (CLT), é quem determina a clausula do direito.

No mês de abril, foram registrados cerca de 621 solicitações do benefício, na cidade de Campina Grande, na Paraíba. E o mês de maio teve o seu recorde com o número impressionante de 1.316 de pedidos.

Os meses de Junho e Julho somaram mais de 1.200 solicitações, isso por que milhares de pessoas foram demitidas na pandemia.

A boa notícia é que no mês de Agosto, a cidade registrou uma queda de 56% nos pedidos em razão de demissões.

Leia mais: Seguro-desemprego: Governo estuda liberar valor para quem ainda não recebeu o benefício

O Sistema Nacional de Emprego

O órgão ligada a Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social, tem como objetivo divulgar e promover vagas de empregos para a população de determinado munícipio.

Apesar de ter a finalidade de oferecer a ponte entre os desempregados e as empresas, o SINE também oferece serviços para emissão de documentos como carteira de trabalho e a solicitação do Seguro-Desemprego.

O encaminhamento profissional, a seleção dos candidatos para tais vagas e também oferecer serviços de documentações e orientações profissionais, é a finalidade geral do órgão.

Em Campina Grande, o SINE fica localizado no endereço Av. Santa Clara, s/n – Centro, Campina Grande – PB, 58400-540 e para mais informações o telefone (83) 3343-1486 é disponibilizado.

O SINE oferece ainda acesso a uma rede de cursos de qualificação profissional, par jovens que estão iniciando no mercado de trabalho. Os cidadãos recebem ainda várias orientações sobre empregos e como ter acesso ao 1º emprego.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0