SISU 2021: Nota do Enem 2020 será obrigatória para entrada no programa? Veja aqui!

Para o próximo ano, as notas adquiridas no Enem 2020 não serão obrigatórias para o ingresso em programas como SISU 2021

Para o próximo ano, as notas adquiridas no Enem 2020 não serão obrigatórias para o ingresso por programas sociais como o SISU 2021 e financiamentos de crédito nas instituições de ensino superior. A orientação foi publicada em despacho pelo presidente Bolsonaro por vetos à Medida Provisória de nº 934 – que veta a obrigatoriedade da nota do exame , publicado em agosto deste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus.

SISU 2021: Nota do Enem 2020 será obrigatória para entrada no programa? Veja aqui! (Foto: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo)

SISU 2021: Nota do Enem 2020 será obrigatória para entrada no programa? Veja aqui! (Foto: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo)

SISU 2021

Em trecho do veto, o presidente diz que:

Ao condicionar os processos seletivos de acesso aos cursos das instituições de educação superior aderentes ao sistema de seleção unificada (SISU) e ao programa universidade para todos (Prouni) com a divulgação do resultado do Enem poderá prejudicar os alunos que não o fizeram…”

Em relato, continua:

“… e muitos que não o farão em função da pandemia, bem como poderá inviabilizar que outros tantos alunos de baixa renda possam ingressar no Prouni ” .

Leia mais: ENEM 2020: Este item será obrigatório durante realização do exame

De acordo com o Portal Nacional da Educação, os estudantes poderão utilizar as notas das edições anteriores do Enem como forma de acesso ao ensino superior, porém, não retira a opção de usar as notas do exame para o primeiro semestre de 2021 do SiSU (Sistema de Seleção Unificado) e ProUni (Programa Universidade Para Todos).

O MEC (Ministério da Educação) não detalhou como serão as regras para ingresso nos programas ao portal após questionamento sobre a execução do processo de seleção.

Enem

O Enem é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculada ao Ministério da Educação (MEC) criado em 1998. É, hoje, uma das principais portas de entrada para as faculdades públicas e privadas do país. Todo ano, milhões de candidatos se submetem às avaliações do Inep, no intuito de ingressar no Ensino Superior.

As provas de 2020 foram adiadas e serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2020, em diferentes formatos, devido a pandemia do coronavírus. A versão impressa será realizada nos dias 17 e 24 de janeiro e, as versões digitais, serão aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0