UFMA anuncia mais de 1.000 vagas em cursos gratuitos de graduação; inscrições são online

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anuncia mais de 1000 vagas de cursos gratuitos de graduação na modalidade EAD. Saiba mais!

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está oferecendo mais de mil oportunidades de cursos gratuitos de graduação na modalidade a distância para o interior do estado. Entre as vagas ofertadas estão as destinadas às pessoas com deficiência e advindas de escolas públicas. As inscrições são feitas pela internet.

UFMA anuncia mais de 1.000 vagas em cursos gratuitos de graduação; inscrições são online

UFMA anuncia mais de 1.000 vagas em cursos gratuitos de graduação; inscrições são online (Imagem: Divulgação O Estado)

O montante das vagas oferecidas são 1.017. O anúncio do edital foi feito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) através da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED). As vagas são direcionas ao calendário letivo do primeiro semestre de 2021.

Os cursos fazem parte do Processo Seletivo Especial para Ingresso nos Cursos de Graduação da UFMA e são na modalidade EAD, o que configura como sendo uma facilidade nos dias atuais. Os interessados devem realizar o processo de inscrição por meio deste site. O prazo máximo de cadastro é até dia 08 de janeiro de 2021.

As vagas oferecidas são divididas entre as categorias: ampla concorrência, pessoas com deficiência e escola pública. No entanto, para concorrer às oportunidades é necessários preencher alguns requisitos.

Leia mais: Governo volta atrás e ENEM 2020 poderá ser usado para ProUni, Fies e SiSU 2021

Entre os requisitos estão: estar incluso nas regras das políticas afirmativas de pessoas que se autodeclaram pretos, indígenas ou pardos; comprovar renda que deve ser igual ou inferior a 1,5 salário; comprovar a condição por meio de laudo médico caso possua alguma deficiência.

Entre as vagas ofertadas neste primeiro semestre estão:

  • Licenciatura em Computação;
  • Licenciatura em Matemática;
  • Administração;
  • Letras-Português;
  • Licenciatura em Pedagogia.

As vagas são direcionas aos diversos campus da instituição: Barra do Corda, Penalva, Urbano Santos, Pastos Bons, Loreto, entre outros. As inscrições são feitas através do site informado acima e o pagamento da taxa de R$ 50 deve ser realizado até o dia 11 de janeiro.

Por mais que os cursos sejam na modalidade online, a universidade informa que o processo seletivo será no modelo presencial e contará com 40 questões que são distribuídas entre 15 da língua portuguesa, 15 de matemática e 10 referente a conhecimentos sobre informática básica. Confira mais informações no edital das provas.

No momento das provas, haverá a obrigatoriedade do uso da máscara durante todo o processo. A utilização do álcool em gel também será necessário. Os cursos tem duração de 4 anos. A instituição informa que os resultados dos aprovados serão divulgados no dia 22 de fevereiro, através do mesmo site pelo qual o candidato realizou a inscrição.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0