Vai começar a Semana Brasil; evento com as maiores e mais esperadas promoções de todo o país
Empresas de diferentes segmentos preparam uma grande temporada de promoções para o próximo mês, a segunda edição da chamada Semana Brasil.
Empresas de diferentes segmentos preparam uma grande temporada de promoções para o próximo mês. A segunda edição da chamada Semana Brasil começa no dia 3 de setembro e promete contribuir para a retomada do mercado, depois de meses seguidos de recessão. Com as vendas em queda durante praticamente todo o ano, as empresas farão de tudo para cativar os clientes.
O evento foi criado no ano passado pelo governo Bolsonaro e segue os moldes da Black Friday, a mais tradicional data de compras dos Estados Unidos. De acordo com o presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Marcelo Silva, a importância da Semana Brasil será gigantesca, pois representa a melhor oportunidade para estimular a retomada e a geração de empregos.
Conheça as promoções da Semana Brasil
A pandemia do novo coronavírus foi o gatilho para uma das maiores crises econômicas em décadas, quebrando empresas e destruindo empregos. Se o momento pode ser gerador de oportunidades, o empresariado brasileiro vai apostar em um dos principais artifícios para atrair clientes e recuperar as vendas: promoções.
Desde julho, quando o comércio voltou a reabrir, até o Natal o país terá uma das maiores temporadas de liquidações da história. O que é positivo não só para as companhias, mas também para os consumidores, que perderam renda e buscam produtos com melhor custo benefício.
Leia mais: Bolsonaro confirma continuação do auxílio e dispara ‘só não sei o valor’.
Muitas companhias já começaram a delinear as ofertas. A agência de viagens Agaxtur, por exemplo, vai oferecer cinquenta produtos com descontos de 30% a 50%, segundo Aldo Leone Filho, presidente da empresa. A Visa, uma das principais bandeiras de cartões do mundo, negociou a redução de até 70% nos preços de eletroeletrônicos, itens de vestuário e até cursos on-line com seus parceiros.
O grupo Aliansce Sonae, maior administrador de shoppings do país, também vai participar e já confirmou que sete mil lojistas associados preparam descontos que podem chegar a 70%.
O ânimo para as vendas apoia-se nos dados da edição 2019 da Semana Brasil e na demanda reprimida pela pandemia. O presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alfredo Cotait, estima uma alta entre 10% e 15% nos negócios, o que, segundo ele, será muito satisfatório.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.