Veja AQUI como saber se você está inscrito no CadÚnico do Governo Federal
Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o CadÚnico para selecionar as famílias que serão beneficiadas.
Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o CadÚnico para selecionar as famílias que serão beneficiadas, no entanto, é preciso se inscrever no Cadastro Único caso queira ser beneficiado. Veja abaixo como verificar se você já está inscrito.
Pelo Site
Para saber se o seu nome já está no CadÚnico acesso este site: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/. Ao entrar na página você encontrará um formulário para preencher o nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecionar o estado e o município onde que você mora. Feito isso clique em “Emitir” e logo em seguida já irá aparecer se o seu nome está ou não no CadÚnico.
Aplicativo CadÚnico
Caso você tenha o aplicativo Meu CadÚnico em seu celular, você também pode realizar a pesquisa por lá. O primeiro passo é acessar o aplicativo e clicar em “entrar”, em seguida inserir as informações do seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado. Realizado esses passos as informações da sua situação cadastral aparecerá logo em seguida.
Leia mais: Auxílio Emergencial: Veja o calendário completo do benefício de R$ 300
Consulta Telefônica
O Ministério disponibilizou um canal de atendimento também por telefone. O seu uso é exclusivo para tirar dúvidas do CadÚnico. O número é o 0800 707 2003, ao ligar neste número você precisa selecionar a opção 5. Você pode ligar pelo celular ou telefone fixo, a ligação é gratuita.
Os horários de atendimento são:
- 07h às 19h de segunda a sexta-feira.
- 10h às 16h nos finais de semana e feriados nacionais e durante o Calendário de Pagamento do Bolsa Família.
O CadÚnico é um meio de conjunto para o Governo Federal obter informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e de extrema pobreza. Essas informações são utilizadas também pelos Estados e Municípios a fim de implementar políticas públicas promovendo a melhoria de vida dessas famílias.
Para realizar o seu cadastro é preciso procurar o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento da sua região. Para que a família consiga realizar o cadastro, elas precisam:
- Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos;
- Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor;
- Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.
Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.