IPTU 2021 no Recife tem reajuste; saiba como fazer pagamento com DESCONTO

No Recife, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021 sofreu um reajuste de 3,92%. Os carnês já começaram a ser distribuídos

No Recife, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2021) sofreu um reajuste de 3,92%. Os carnês já começaram a ser distribuídos neste mês de janeiro. É possível, ainda, conseguir alguns descontos no pagamento antecipado do imposto.

IPTU 2021 no Recife tem reajuste; saiba como fazer pagamento com DESCONTO

IPTU 2021 no Recife tem reajuste; saiba como fazer pagamento com DESCONTO (Imagem: Montagem / Jornal O Norte)

Ao todo, mais de 357 mil carnês devem ser enviados pela Prefeitura da Cidade do Recife.

Há também a opção de o contribuinte acessar o extrato do IPTU no banner pela internet  ou através do aplicativo Conecta Recife App. Nesse último caso, é preciso informar o número do sequencial do imóvel.

Esse aumento segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Todo município deve fazer uma correção seguindo algum índice de inflação.

Leia mais: Consulta e pagamento do IPVA 2021 podem ser feitos pela internet; saiba como

Em cumprimento à Lei 16.607, de 06 de dezembro de 2000, o IPTU de 2021 no Recife foi corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerando o período de novembro de 2019 a outubro de 2020, cujo percentual foi de 3,92%.

Por estar no código tributário da capital pernambucana, ele serviu como base para o reajuste.

Como conseguir desconto no IPTU 2021

De acordo com a Secretaria de Finanças do Recife, o contribuinte pode ter até 10% de desconto. Isso só será possível para aqueles contribuintes que estejam em dia com o pagamento do imposto. 

O abatimento de 10% é concedido àqueles que optarem pelo pagamento em cota única, em fevereiro. Já o desconto de 5% vale para os contribuintes que estão adimplentes e desejam parcelar o pagamento. 

O vencimento do imposto ocorre no dia 10 de fevereiro.

Leia mais: Auxílio emergencial: Disputa pela Câmara quer definir possível prorrogação

Só em 2020, 12.508 imóveis foram indicados para receber desconto no IPTU de 2021. O número totaliza R$ 3.385.564,99 em créditos da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e).

O desconto no IPTU é garantido pela lei 17.408/2008, que dispõe sobre a geração e utilização de créditos tributários para tomadores de serviços por meio da NFS-e. 

O contribuinte pode escolher um imóvel próprio ou de terceiros, desde que não possua débitos em atraso com o município. Toda vez que solicita a nota de prestação de serviço com número do CPF, o cidadão recebe um crédito de 30% do valor pago de ISS. 

As notas fiscais de serviços emitidas até 31 de outubro de 2020 geraram créditos que puderam ser utilizados pelos contribuintes.

Eduarda Oliveira
Escrito por

Eduarda Oliveira

Carregando… aguarde.

0