Saque FGTS Herdeiro Menor 2023: Regras, Consulta e Como Receber
Entenda as principais regras do Saque FGTS Herdeiro Menor 2023 e como é possível receber. Acesse agora os detalhes!
Você já ouviu falar no saque FGTS herdeiro menor 2023? Caso esteja procurando por informações detalhadas, esse é o conteúdo certo! Aqui, é possível descobrir do que se trata, além de conferir regras, consultas e muito mais. Continue com a leitura até o final para aprender sobre o saque FGTS herdeiro menor 2023!
O que é o Saque FGTS Herdeiro Menor 2023?
O FGTS é um direito de qualquer brasileiro que trabalha de carteira assinada, no qual a empresa deposita um valor de 8% do seu salário na sua conta.
Porém, existem casos de falecimento do trabalhador titular dessa conta, no qual o seu Fundo de Garantia do Tempo de Contribuição fica “retido”.
Contudo, é aí que entra o Saque FGTS Herdeiro Menor 2023, no qual possibilita a retirada do saldo em conta do falecido.
Ou seja, os familiares podem ter acesso ao dinheiro depositado na conta, de acordo com o tempo de atuação do profissional.
Vale ressaltar que existem algumas regras que precisam ser cumpridas, para os benefícios poderem sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Contribuição através dessa modalidade.
Regras para receber o Saque FGTS Herdeiro Menor 2023
Como o próprio nome já diz, uma das principais regras do saque FGTS Herdeiro Menor 2023 é que você precisa ser herdeiro legal do falecido.
Mas saiba que o processo é bem simples, não é necessário que a família seja obrigada a apresentar um advogado.
Quando o herdeiro é identificado, ele ou dependente pode facilmente solicitar o valor do benefício disponibilizado. Além disso, saiba que o herdeiro precisa ser menor, no qual poderá realizar o Saque FGTS 2023 sem burocracia.
Caso ele não esteja apto, outros familiares também podem realizar esse processo de solicitação de saque, como:
- Cônjuges;
- Companheiros de união estável;
- Pais e irmãos menores de 21 anos;
- Familiar de primeiro grau com deficiência.
Além disso, é importante se atentar a dois fatores, que são: ordem de prioridade e distribuição de quantas, principalmente se houver mais de um herdeiro menor.
Também é necessário apresentar documentação necessária, para comprovar sua condição e poder realizar o saque. Por isso, reúna os seguintes documentos:
- Carteira de trabalho do falecido;
- Número do Nis PASEP ou PIS do falecido;
- RG do herdeiro;
- Declaração de dependentes;
- Certidão de nascimento.
Como realizar a consulta do saque?
A consulta do saldo é bem simples, basta acessar o aplicativo do FGTS com as informações pessoais e profissionais do falecido.
Em seguida, você poderá visualizar qual o valor do saldo disponibilizado para o recebimento. Lembrando que o app está disponível para Android e iOS.
Como solicitar o Saque FGTS Herdeiro Menor 2023?
Agora que você já sabe como funciona todo o processo, o próximo passo é solicitar o benefício através dessa modalidade do benefício.
O processo é bem simples, requer apenas um pouco de atenção na hora de seguir cada etapa. Confira o passo a passo abaixo!
- Acesse o aplicativo do FGTS;
- Em seguida, procure a opção “Saques;
- Então, clique na aba “Falecimento”;
- Após isso, informe os dados necessários;
- Por fim, envie os documentos e confirme suas informações.
Após isso, basta aguardar a solicitação do benefício, que levará alguns dias úteis para a Caixa disponibilizar o saque do FGTS.
O Saque FGTS Herdeiro Menor 2023 é uma modalidade oferecida às famílias que perderam seu ente querido para se estabilizar financeiramente.
No site Jornal Norte, você tem acesso a diversas informações sobre o FGTS. Então, não deixe de se manter atualizado navegando por aqui.