Cartão do Cidadão: Veja como sacar com rapidez e segurança os benefícios trabalhistas
Como forma de facilitar o acesso aos benefícios sociais, o Cartão do Cidadão é oferecido para todos os servidores que possuem vantagens.
Como forma de facilitar o acesso aos benefícios sociais, o Cartão Cidadão é oferecido para todos os servidores que possuem vantagens como FGTS e Abono Salarial. Para quem possui os benefícios oferecidos pela Caixa Econômica Federal, o Cartão do Cidadão é uma forma de acesso que facilita os saques e transferências.
O cartão pode ser utilizado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa, em todo o país.
Alguns serviços que são disponíveis para saque são:
- FGTS;
- Abono Salarial;
- Seguro-Desemprego;
- Bolsa Família.
Para que o cartão cidadão esteja sempre atualizado, é necessário que o endereço e o telefone sejam recentes.
O banco federal informa ainda que:
“Se você possui conta individual, como Poupança e/ou Conta Corrente, na CAIXA, poderá ter seu benefício creditado diretamente na conta, não sendo necessária a emissão do Cartão do Cidadão” divulgado em nota, no site da Caixa.
Leia mais: FGTS emergencial: Veja como se proteger de golpes no aplicativo Caixa Tem
Como é possível emitir o Cartão do Cidadão?
A solicitação do cartão deve ser feita via telefone, o banco oferece uma plataforma disponível para que os servidores possam pedir. O Atendimento Caixa ao Cidadão de telefone 0800 726 0207 é gratuito, e está disponível 24hrs para informações e o pedido.
O trabalhador também pode solicitar o cartão em qualquer agência da Caixa.
O banco informa também, que é preciso habilitar o acesso ao cartão através de uma senha de acesso. Para criar a senha, é preciso solicitar pelo telefone de atendimento informado e também comparecer a unidade de Lotérica mais próxima.
Com o cartão em mãos, o cidadão deve ir até a Lotérica portando algum dos documentos de:
- Carteira de identidade;
- Carteira Nacional de Habilitação – modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade, ou modelo digital;
- Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.);
- CTPS – modelo informatizado;
- Carteira funcional;
- Identidade militar;
- Carteira de identidade de estrangeiros;
- Passaporte, etc.
Se o trabalhador não estiver com o Cartão, ainda é possível solicitar a senha, só é preciso apresentar algum dos documentos exigidos e pedir para criar a senha.
Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.