Agências do INSS reabrem nesta segunda (14); veja como agendar atendimento

Está marcada para a próxima segunda-feira (14) a reabertura de atendimento presencial das agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mediante agendamento exclusivo.

Agências do INSS reabrem nesta segunda (14); veja como agendar atendimento (Foto: Reprodução/Google)OOGLE)
Agências do INSS reabrem nesta segunda (14); veja como agendar atendimento (Foto: Reprodução/Google)OOGLE)

O site Meu INSS, o aplicativo ou o número 135 deverão ser acessados e consultados anteriormente para marcar o dia e horário de visita na agência.

Serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional estarão disponíveis para atendimento presencial.

Segundo o portal Agência Brasil, o instituto está seguindo orientação do Ministério da Saúde para evitar a proliferação do novo coronavírus ao impedir que pessoas sem agendamento prévio sejam atendidas. Evitando aglomerações dentro e fora das agências.

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Os canais de atendimento remoto continuarão em funcionamento, mas será exclusivo até sexta-feira (11).

O portal Agência Brasil informou que a volta do funcionamento das agências será feita de forma gradual, considerando as especificidades de cada uma das agências da Previdência Social no país. Adotando medidas para simplificar e ampliar o prazo para cumprimento das exigências.

“Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva”.

INSS informa adiamento de atendimento presencial

A decisão de retorno do atendimento presencial das unidades do INSS vem sendo adiada desde o mês de julho, as portarias de adiamento foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União) nos meses de julho e agosto.

A decisão oficial para o retorno que se dará na próxima segunda-feira (14) se deu em portaria conjunta do INSS e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia em 24 de agosto.

Os atendimentos presenciais nas agências foram suspensos em março por conta da pandemia da Covid-19.

Protocolos durante período de pandemia

Durante o período de isolamento social, o INSS adotou novas medidas para manter os processos de atendimento, como o Exigência Expressa – onde urnas foram instaladas nas entradas das agências para diminuir o contato dos segurados com os servidores.

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Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.