5 Benefícios do Governo para Estudantes em 2023

Descubra quais são os 5 benefícios para estudantes que o governo oferece aos brasileiros. Acesse para conferir!

Os benefícios para estudantes tem ajudado milhares de jovens brasileiros, principalmente na hora de permanecer nas escolas. Isso porque, o Governo tem oferecido suporte para os diferentes níveis de escolaridade. Que tal conhecer 5 benefícios para estudantes em 2023? Então, acompanhe a leitura até o final!

Fonte: Alagoas 24 horas

Lista de 5 benefícios disponíveis para estudantes 

1. Bolsa permanência

Fonte: Portal IFF

Um dos principais benefícios para estudantes oferecidos pelo Governo Federal é o Bolsa Permanência, que disponibiliza um auxílio financeiro aos alunos. 

Ele é um benefício que dá suporte aos alunos do ensino superior, com o objetivo de continuar na universidade. 

Além disso, um dos principais objetivos do programa é reduzir a desigualdade social, auxiliando na permanência desses estudantes e garantir a sua formação profissional.

Veja Também

Cursos Gratuitos SENAC

Carteira de Estudante Digital

Garantir Isenção no ENEM

Estudar Inglês 100% Grátis

O benefício é uma transferência de renda, que é destinado aos alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social.

2. FIES

Fonte: Portal Potiguar Notícias

Outro benefício destinado aos estudantes é o FIES 2023, Fundo de Financiamento Estudantil, que ajuda os jovens a ingressarem nas universidades.

O Governo Federal desenvolveu o programa, através do Ministério da Educação, com o objetivo de financiar a graduação dos estudantes em uma instituição privada.

Dessa forma, quem não tem condições de arcar com os custos de uma graduação, pode financiar seu curso com a ajuda desse benefício estudantil.

Ou seja, o programa é como se fosse um empréstimo, no qual o governo disponibiliza aos alunos para costurarem a sua graduação. 

3. Merenda escolar

Fonte: O Gonçalense

O benefício merenda escolar também continuará a ser disponibilizado neste ano de 2023 aos estudantes.

Além disso, vale ressaltar que esse programa foi desenvolvido durante a pandemia da Covid-19, para garantir a alimentação de diversos alunos da rede pública.

Saiba que esse auxílio funciona como um suporte financeiro, no qual é destinado aos alunos que estão devidamente matriculados nas escolas públicas,

Contudo, para você ter direito a esse benefício, o programa estabelece alguns critérios que precisam ser atendidos pelos estudantes.

Dessa forma, é possível receber a transferência de renda, no entanto, ela deve ser gasta apenas com alimentação.

4. Programa Bolsa Escola 

Fonte: Google – Marco Silva

O programa Bolsa Escola é um benefício financeiro para estudantes que vivem em situação de extrema pobreza no país.

Com ele, diversas famílias conseguem manter seus filhos na escola, sem precisar colocá-los para trabalhar desde cedo. 

Dessa forma, esse auxílio financeiro oferecido pelo governo busca garantir a permanência e o aproveitamento escolar de crianças e jovens.

Além disso, é importante ressaltar que o Programa Bolsa Escola foi integrado ao Bolsa Família, que unificou esse e outros programas sociais. 

Assim, os estudantes e as suas famílias têm acesso a diversos benefícios oferecidos pelo programa, como:

  • Transferência de renda;
  • Incentivo à educação;
  • Incentivo à saúde;
  • Redução da pobreza;
  • Acesso a programas sociais. 

5. Prouni

Fonte: Acontece Botucatu

Outro benefício destinado aos estudantes é o Prouni, Programa Universidade para Todo, que oferece bolsas de estudos de até 100%.

Ou seja, os estudantes que não conseguiram ingressar na universidade pública, podem garantir sua vaga em uma instituição privada com a ajuda do benefício.

Além disso, é importante ressaltar que o Prouni oferece oportunidades aos jovens, com bolsas parciais (50%) e integrais (100%).

Vale ressaltar que o programa de bolsas abre suas inscrições anualmente, em duas seleções, sendo assim, no início do primeiro e segundo semestre. Dessa forma, disponibilizando diversas vagas nas faculdades com descontos, que podem chegar até 100%.

Esses são os principais benefícios para estudantes, que o Governo Federal vai disponibilizar neste ano de 2023.

Por isso, é importante conhecer cada um deles, conferindo se você tem direito ou não de receber os benefícios. Então, não perca a oportunidade!

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0