IPVA 2021: SEIS dicas de como pagar o imposto ECONOMIZANDO

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021) é programado para o início do ano pelos motoristas.

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021) já é programado para o início do ano pelos motoristas brasileiros. O tributo é cobrado anualmente e pode ser pago à vista ou parcelado. Algumas dicas podem ajudar a economizar na hora de quitar o imposto.

IPVA 2021: SEIS dicas de como pagar o imposto ECONOMIZANDO

IPVA 2021: SEIS dicas de como pagar o imposto ECONOMIZANDO. (Imagem: Divulgação Detran-SP)

Geralmente, os estados permitem um parcelamento do valor integral em até três vezes sem juros. Se o contribuinte optar pela cota única, pode ter desconto de até 10%, dependendo da região. Muitos ainda têm dúvidas se o pagamento à vista vale a pena, por isso é importante analisar algumas questões.

Como economizar no IPVA 2021

Para decidir sobre a forma de pagamento, é importante fazer o cálculo do valor do desconto à vista e identificar se a situação financeira permite o abatimento em uma única parcela. Além disso, é necessário saber calcular o valor do imposto de acordo com a alíquota.

A quantia é calculada sobre o preço venal (estimado) do veículo e pode variar entre 1,5% até 4%.

Para isso, o governo utiliza como referência a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Para fazer o cálculo correto, é preciso identificar o tipo de veículo e as alíquotas estaduais.

Leia mais: Consulta e pagamento do IPVA 2021 podem ser feitos pela internet; saiba como

Algumas dicas essenciais para garantir economia na hora de pagar o IPVA são:

  • Não atrasar o pagamento do imposto e evitar os juros. O ideal é ficar atento aos dias de vencimento das parcelas;
  • Parcelar o IPVA se já tiver outros compromissos financeiros, comuns no início do ano;
  • Utilizar parte do 13º salário reservado para pagar contas;
  • Verificar se o banco não oferece planos e sorteios nesta época, pois o dinheiro pode ser utilizado para pagar o IPVA;
  • Organizar as finanças ao longo do ano para garantir uma reserva;
  • Evitar trocar de carro no final do ano. A decisão mais inteligente é esperar as festas passarem e tentar comprar um carro em janeiro para ficar livre do IPVA pelos próximos 12 meses. Geralmente, as concessionárias oferecem bons descontos para o mês, pois a procura diminui.
Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0