Bolsonaro divulga apoio a ESTES candidatos municipais nas eleições 2020

O presidente Jair Bolsonaro anunciou apoio a candidatos nas eleições 2020 em três cidades – São Paulo (SP), Santos (SP) e Manaus (AM).

O presidente Jair Bolsonaro anunciou apoio a candidatos nas eleições 2020 em três cidades importantes do país – São Paulo (SP), Santos (SP) e Manaus (AM). Anteriormente, ele havia afirmado que não iria se envolver com o pleito, mas o indício de apoio pode marcar uma mudança de comportamento. A declaração foi dada em uma live, transmitida na quinta-feira (24).

Bolsonaro divulga apoio a ESTES candidatos municipais nas eleições 2020

Bolsonaro divulga apoio a ESTES candidatos municipais nas eleições 2020. (Imagem: Divulgação)

Bolsonaro não citou nomes de alguns aliados que vão concorrer, como o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos) e o deputado estadual de Minas Gerais Bruno Engler (PRTB), pré-candidato a prefeito em Belo Horizonte. O presidente informou que ainda vai falar de outros aliados que não foram mencionados na ocasião.

Confira os candidatos apoiados por Bolsonaro nas eleições 2020

Na capital do Amazonas, o apoio é para o coronel da reserva do Exército, Alexandre Menezes Junior, pré-candidato a prefeito pelo Patriotas. Ele é afilhado de casamento do presidente e amigo de longa data. O candidato ter o apoio para bater o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos). Coronel Menezes dirigiu a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) de fevereiro de 2019 até junho deste ano, por indicação de Bolsonaro.

Em Santos, a sinalização de apoio se dirige ao ex-desembargador Ivan Sartori (PSD). O candidato se encontrou recentemente com o presidente em Brasília. Ele ficou conhecido por anular julgamentos que haviam condenado 74 policiais pela morte dos presidiários no massacre do Carandiru, em 2016.

Leia mais: Eleições 2020: Está PROIBIDA a estratégia de união entre partidos para eleger vereadores.

Em São Paulo, Bolsonaro já havia acenado com o apoio a Celso Russomanno (Republicanos) logo após a oficialização da candidatura. Os dois chegaram a se reunir em Brasília. O engajamento do presidente é visto como um embate pessoal contra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), aliado de Bruno Covas (PSDB), atual prefeito que concorre à reeleição.

No Rio de Janeiro, Bolsonaro concordou com o uso de sua imagem pelos candidatos Marcelo Crivella (Republicanos) e Luiz Lima (PSL). No caso de Crivella, o presidente deu aval ao uso de sua imagem, utilizada já no primeiro dia de campanha.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0