Bolsonaro volta atrás e joga o RENDA BRASIL para 2022; entenda proposta

O Presidente Jair Bolsonaro informou terça-feira (15) que a criação do Renda Brasil está suspensa até 2022, devido à reformulação de planos

Após longas semanas de discussões e ideias sobre o novo programa social, o Presidente Jair Bolsonaro informou ontem, terça-feira (15), que a criação do Renda Brasil está suspensa até 2022.

Bolsonaro volta atrás e joga o RENDA BRASIL para 2022; entenda proposta

Bolsonaro volta atrás e joga o RENDA BRASIL para 2022; entenda proposta (Imagem: Reprodução Agora RN)

“Até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com Bolsa Família e ponto final.”, relatou o Presidente.

Causa do cancelamento

O presidente estava confiante e animado para o novo programa social, além disso, toda a sua equipe estava trabalhando em prol do Renda Brasil. No entanto, o motivo do cancelamento foi a repercussão das reportagens sobre os planos da equipe econômica. O ministro da Economia Paulo Guedes, estava cogitando a possibilidade de cortar outros benefícios sociais para abrir o orçamento do novo benefício social. Um desses cortes seria o congelamento das pensões e aposentadorias, por exemplo, ideia essa defendida pelo secretário especial da Fazenda Waldery Rodrigues.

Todavia, Jair Bolsonaro não concordou com as propostas do ministro Paulo Guedes e do secretário Waledry Rodrigues e disse que quem defende esse tipo de proposta merece um cartão vermelho. O presidente negou a possibilidade de apertar as regras de concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), benefício esse pago aos idosos e as pessoas com algum tipo de deficiência pobres.

“Eu já disse há poucas semanas que eu jamais vou tirar dinheiro dos pobres para dar para os paupérrimos. Quem, por ventura, vier propor uma medida como essa eu só posso dar um cartão vermelho para essa pessoa. É gente que não tem o mínimo de coração, o mínimo de entendimento, sobre como vivem os aposentados do Brasil. Pode ser que alguém da equipe econômica tenha falado sobre esse assunto, mas por parte do governo jamais vamos congelar salários de aposentados, bem como jamais vamos fazer com que o auxílio para idosos e pobres com deficiência seja reduzida em qualquer coisa.”

Leia mais: AUXÍLIO de R$300 começa ser liberado nesta quinta-feira; veja quem recebe

Dificuldades para concretizar o Renda Brasil

O objetivo do Renda Brasil era substituir o Bolsa Família programa social criado pelo Partido dos Trabalhados PT, ou seja, o Renda Brasil estaria ligado a marca do governo Jair Bolsonaro, ainda mais o atual Presidente incluiria mais famílias ao novo programa social.

Algumas outras dificuldades de concretizar o Renda Brasil foram:

  • Orçamento além do teto de gastos previsto;
  • Para aumentar a verba precisaria tirar de outros programas;
  • Paulo Guedes sugeriu acabar com o abono salarial e congelar o salário mínimo, Jair Bolsonaro vetou.

Jair Bolsonaro busca uma solução na área social, ele sugeriu estender o auxílio-emergencial até março de 2021, porém a ideia foi descartada pelo risco de furar o teto de gastos.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0