CadÚnico: O que é, Regras e Como se cadastrar para receber benefícios do Governo

Inscreva-se no CadÚnico para ter direito aos benefícios concedidos pelo Governo. Saiba aqui como funciona o processo!

O CadÚnico é atualmente o principal registro de coleta de dados e informações das famílias de baixa renda que o Governo Federal possui. É através dele que o Governo consegue conceder os benefícios e auxílios a quem precisa.

Os inscritos no Cadastro Único conseguem solicitar benefícios como o Bolsa Família, Auxílio Gás, Tarifa Social, Programa Minha Casa Minha Vida e muitos outros.

Quer saber mais detalhes sobre o CadÚnico? Então, siga nos acompanhando para conferir as principais informações sobre o mesmo!

O que é CadÚnico?

De forma simples e clara, o CadÚnico é o banco de dados do governo onde possui todas as informações referentes as famílias de baixa renda cadastradas.

Ele é a principal porta de entrada para os benefícios do Governo Federal. Ou seja, apenas as pessoas inscritas no Cadastro Único podem ter acesso aos benefícios concedidos pelo governo.

CadÚnico: O que é, Regras e Como se cadastrar para receber benefícios do Governo (Imagem: Divulgação)

Coordenado pelo Ministério da Cidadania, o Cadastro Único foi criado em 2001, através do decreto nº 3.887. Ele tem como principal objetivo identificar e caracterizar as famílias brasileiras que vivem em situação de pobreza e pobreza extrema, por meio dos dados fornecidos pelos próprios cidadãos.

Programas que exigem cadastro no CadÚnico

É através do CadÚnico que o governo consegue ter acesso a todos os dados referentes as famílias de baixa renda inscritas e assim, conceder os benefícios que elas precisam para viver com dignidade.

Assim como já mencionado, para ter acesso a esses benefícios, é necessário estar inscrito no Cadastro Único.

A seguir, confira todos os principais programas que existem cadastro no CadÚnico:

  • Auxílio Brasil;
  • Programa Minha Casa Minha Vida;
  • Auxílio Gás;
  • Programa DF sem Miséria;
  • Programa Bolsa Alfa;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas);
  • Programa Morar Bem;
  • Isenção de taxas em concursos públicos federais;
  • Isenção de taxas em concursos públicos distritais;
  • Telefone Popular;
  • Programa Identidade Jovem
  • Fomento às atividades produtivas rurais;
  • Tarifa social de energia elétrica;
  • Tarifa social de água;
  • Carteira do idoso;
  • Carta social;
  • Redução da contribuição previdenciária para fins de aposentadoria de dona de casa.

Quem pode se inscrever no CadÚnico?

Não é todo cidadão brasileiro que pode se inscrever no CadÚnico. Para fazer o cadastramento, é necessário atender as seguintes exigências:

  • Comprovar renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Atualmente, meio salário mínimo equivale a R$ 606,00; ou
  • Comprovar renda mensal total de até três salários mínimos, que equivale a R$ 3.6363,00; ou
  • Comprovar que possui renda maior que três salários mínimos. No entanto, é preciso que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

Além dessas situações, pessoas que moram sozinha ou que vivem em situação de rua também podem se cadastrar.

Passo a Passo de Como se inscrever no Cadastro Único

Ao contrário do que muita gente pensa, a inscrição no Cadastro Único é feita de forma 100% presencial. Ou seja, não é possível se cadastrar sem sair de casa. Todo o processo é feito de forma presencial, na unidade do Centro de Referência em Assistência Social, mais conhecido como CRAS.

Não é necessário agendar atendimento. No entanto, indicamos que você o mais cedo possível para que não enfrentem grandes filas, pois essas unidades costumam ter um número grande de pessoas para atendimento.

Mas afinal de contas, como se inscrever no CadÚnico? Para ter o seu nome inscrito no programa, vá até o CRAS e solicite à um dos atendentes o serviço de cadastramento.

Será necessário informar todos os dados solicitados pelo atendente. Além disso, também é preciso responder ao questionário socioeconômico, no qual você irá informar quantas pessoas moram na sua casa, renda per capita mensal e entre outros.

Documentos necessários

É de suma importância estar ciente que serão solicitados alguns documentos de todos os integrantes da família no processo de cadastramento. Confira a seguir quais são eles:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade – RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.
Shirlayne
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