CadÚnico: O que é, Regras e Como se cadastrar para receber benefícios do Governo
Inscreva-se no CadÚnico para ter direito aos benefícios concedidos pelo Governo. Saiba aqui como funciona o processo!
O CadÚnico é atualmente o principal registro de coleta de dados e informações das famílias de baixa renda que o Governo Federal possui. É através dele que o Governo consegue conceder os benefícios e auxílios a quem precisa.
Os inscritos no Cadastro Único conseguem solicitar benefícios como o Bolsa Família, Auxílio Gás, Tarifa Social, Programa Minha Casa Minha Vida e muitos outros.
Quer saber mais detalhes sobre o CadÚnico? Então, siga nos acompanhando para conferir as principais informações sobre o mesmo!
O que é CadÚnico?
De forma simples e clara, o CadÚnico é o banco de dados do governo onde possui todas as informações referentes as famílias de baixa renda cadastradas.
Ele é a principal porta de entrada para os benefícios do Governo Federal. Ou seja, apenas as pessoas inscritas no Cadastro Único podem ter acesso aos benefícios concedidos pelo governo.
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Coordenado pelo Ministério da Cidadania, o Cadastro Único foi criado em 2001, através do decreto nº 3.887. Ele tem como principal objetivo identificar e caracterizar as famílias brasileiras que vivem em situação de pobreza e pobreza extrema, por meio dos dados fornecidos pelos próprios cidadãos.
Programas que exigem cadastro no CadÚnico
É através do CadÚnico que o governo consegue ter acesso a todos os dados referentes as famílias de baixa renda inscritas e assim, conceder os benefícios que elas precisam para viver com dignidade.
Assim como já mencionado, para ter acesso a esses benefícios, é necessário estar inscrito no Cadastro Único.
A seguir, confira todos os principais programas que existem cadastro no CadÚnico:
- Auxílio Brasil;
- Programa Minha Casa Minha Vida;
- Auxílio Gás;
- Programa DF sem Miséria;
- Programa Bolsa Alfa;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas);
- Programa Morar Bem;
- Isenção de taxas em concursos públicos federais;
- Isenção de taxas em concursos públicos distritais;
- Telefone Popular;
- Programa Identidade Jovem
- Fomento às atividades produtivas rurais;
- Tarifa social de energia elétrica;
- Tarifa social de água;
- Carteira do idoso;
- Carta social;
- Redução da contribuição previdenciária para fins de aposentadoria de dona de casa.
Quem pode se inscrever no CadÚnico?
Não é todo cidadão brasileiro que pode se inscrever no CadÚnico. Para fazer o cadastramento, é necessário atender as seguintes exigências:
- Comprovar renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Atualmente, meio salário mínimo equivale a R$ 606,00; ou
- Comprovar renda mensal total de até três salários mínimos, que equivale a R$ 3.6363,00; ou
- Comprovar que possui renda maior que três salários mínimos. No entanto, é preciso que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.
Além dessas situações, pessoas que moram sozinha ou que vivem em situação de rua também podem se cadastrar.
Passo a Passo de Como se inscrever no Cadastro Único
Ao contrário do que muita gente pensa, a inscrição no Cadastro Único é feita de forma 100% presencial. Ou seja, não é possível se cadastrar sem sair de casa. Todo o processo é feito de forma presencial, na unidade do Centro de Referência em Assistência Social, mais conhecido como CRAS.
Não é necessário agendar atendimento. No entanto, indicamos que você o mais cedo possível para que não enfrentem grandes filas, pois essas unidades costumam ter um número grande de pessoas para atendimento.
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Mas afinal de contas, como se inscrever no CadÚnico? Para ter o seu nome inscrito no programa, vá até o CRAS e solicite à um dos atendentes o serviço de cadastramento.
Será necessário informar todos os dados solicitados pelo atendente. Além disso, também é preciso responder ao questionário socioeconômico, no qual você irá informar quantas pessoas moram na sua casa, renda per capita mensal e entre outros.
Documentos necessários
É de suma importância estar ciente que serão solicitados alguns documentos de todos os integrantes da família no processo de cadastramento. Confira a seguir quais são eles:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- Carteira de Identidade – RG;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.