Capes oferece 1,4 MIL vagas para doutorado no exterior; saiba como se inscrever

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está ofertando 1.400 vagas para Doutorado-Sanduíche no exterior.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está ofertando 1.400 vagas para Doutorado-Sanduíche no exterior. O programa consiste em bolsas com duração de quatro a seis meses em programas de pós-graduação localizados em outros países.

Capes oferece 1,4 MIL vagas para doutorado no exterior; saiba como se inscrever

Capes oferece 1,4 MIL vagas para doutorado no exterior; saiba como se inscrever. (Imagem: Pixabay)

Com o orçamento de R$89,8 milhões, permite que alunos matriculados em cursos de doutorado no Brasil façam parte de seus estudos no exterior.

Após a conclusão da bolsa, os doutorandos devem retornar ao país para a defesa da tese. Confira como participar e detalhes do edital.

Inscrições para programa de bolsas de Doutorado

O processo é voltado a doutorandos de programas de pós-graduação (PPG) com nota igual ou superior a quatro na Avaliação Quadrienal da CAPES de 2017. Inicialmente, as próprias instituições vão selecionar os candidatos até o dia 12 de março.

Depois, os aprovados precisam se inscrever no sistema on-line da Capes até 1º de abril. É necessário apresentar certificado de proficiência em língua estrangeira.

A previsão é de que o processo seletivo vá até 1º de junho. As atividades no exterior devem começar entre julho e setembro de 2021.

Leia mais: Inep dá NOVA oportunidade aos candidatos BARRADOS do Enem 2020

A Capes será responsável pelo apoio financeiro aos bolsistas em relação a mensalidades, auxílio deslocamento, auxílio instalação e auxílio seguro-saúde.

O presidente da Capes, Benedito Aguiar, destaca que o programa fortalece a pós-graduação stricto sensu das instituições de ensino superior (IES) brasileiras e amplia o acesso da comunidade acadêmica a centros internacionais de excelência, contribuindo para o intercâmbio científico. Confira o cronograma:

  • Seleção interna dos candidatos e publicação do resultado: até 12 de março
  • Inscrição no sistema da Capes: 15 de março a 1º de abril
  • Homologação das inscrições: 6 de abril a 12 de abril
  • Análise documental dos candidatos: a partir de 16 de abril
  • Prazo para interposição de recurso nos casos de indeferimento da análise documental: três dias úteis após a comunicação da Capes
  • Publicação da lista de aprovados em análise documental: 1º de junho até 30 de setembro
  • Emissão das cartas de concessão: a partir de 19 de abril
  • Início das atividades no exterior: de julho a setembro de 2021
Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0