Carnaval 2021 na Bahia CANCELADO? Entenda a decisão do governo na pandemia

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), falou sobre o Carnaval 2021 na Bahia, em entrevista coletiva na última sexta-feira (22). Ele disse que prefere esperar os resultados na vacinação contra a Covid-19 para ter uma posição oficial sobre a nova data da festa.

Carnaval 2021 na Bahia CANCELADO? Entenda a decisão do governo na pandemia
Carnaval 2021 na Bahia CANCELADO? Entenda a decisão do governo na pandemia. (Imagem: Reprodução Google)

Conforme explicou, o atual cronograma de vacinação não permitiria uma imunização total até julho, então a tendência é adiar as festividades.

Segundo ele, “pode acontecer do Carnaval 2021 não acontecer na Bahia”. O prefeito comparou a decisão ao cancelamento dos desfiles em julho no Rio de Janeiro.

Incertezas sobre o Carnaval 2021 na Bahia

Bruno Reis também disse que a festa pode ocorrer em outubro ou nem acontecer neste ano. Segundo ele, ainda é cedo para afirmar.

Empresas que trabalham na organização do carnaval de Salvador já enfrentam um cenário de prejuízos, com redução de até 60% nos faturamentos.

Uma semana de carnaval representa 10% do faturamento anual de uma fábrica de gelo, por exemplo, mas neste ano o depósito ainda está vazio e não há previsão de contratações temporárias. No ano passado, foram vendidas aproximadamente 80 toneladas do produto por dia de festa.

Leia mais: Carnaval 2021 no Maranhão? Governo toma decisão sobre festividade

Distribuidoras de bebidas também preveem grandes prejuízos sem as festividades, que representam até 80% do faturamento anual.

Em 2020, o carnaval de Salvador movimentou cerca de R$ 1,8 bilhão e gerou 215 mil postos de trabalho temporário.

Alguns setores tentam se reinventar sem a principal data festiva. Uma fábrica de costura, por exemplo, que produziu 60 mil abadás em 2020, está investindo em máscaras e jalecos clínicos com menos da metade do número de colaboradores do ano passado.

Em julho de 2020, o então prefeito de Salvador, ACM Neto, havia falado sobre a expectativa de realização do carnaval em julho de 2021, mas as especulações sobre um novo adiamento cresceram com a decisão do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), que descartou os festejos.

A vacinação em Salvador começou na semana passada. O Estado da Bahia recebeu 376.600 doses da vacina CoronaVac, sendo 45 mil direcionadas para a capital. De acordo com o ‘Vacinômetro’, 9.836 pessoas já haviam sido vacinadas até a última sexta-feira.

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.