Carnaval 2021 será ponto facultativo em Teresina? Entenda a decisão

Frente ao número de casos de contaminações do novo coronavírus que vem aumentando no Piauí, a Prefeitura de Teresina suspendeu os pontos facultativos do Carnaval em 2021. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (18) após diálogo com estado e representantes sindicais.

Carnaval 2021 será ponto facultativo em Teresina? Entenda a decisão (Imagem: Lívia Ferreira/Piauí hoje)
Carnaval 2021 será ponto facultativo em Teresina? Entenda a decisão (Imagem: Lívia Ferreira/Piauí hoje)

O prefeito da cidade alega que, sem as festas, não há a necessidade de prover os dias facultativos sendo que, esses, podem provocar aglomerações.

“Se não vai ter Carnaval, por que ponto facultativo? É uma determinação, pois se tivermos, poderemos estimular aglomerações, sendo que ainda estamos enfrentando uma pandemia”, afirmou o prefeito.

A decisão foi tomada após reunião realizada entre o prefeito Dr. Pessoa, do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) com representantes do Sindilojas-PI (Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí).

Leia mais: Piauí define NOVA data para retorno das aulas PRESENCIAIS no estado

Para o presidente do Sindilojas, Tertulino Passos, a medida traz benefícios à economia da cidade; Passos ainda encaminhou um ofício ao poder executivo municipal para solicitar a extensão da suspensão do ponto facultativo para outras datas próximas de feriados, sem especificar os dias.

“A cidade irá trabalhar normalmente, todos os dias, trazendo pontos positivos para a economia e para a saúde, pois não teremos aglomeração em clubes, chácaras e sítios”, pontuou o sindicalista.

Teresina não terá Corso de Carnaval

Na primeira semana de janeiro, a FMC (Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves) já havia informado que o Corso e o carnaval da capital estão suspensos neste ano, devido ao aumento do número de casos de Covid-19 em todo o Piauí.

“Nos reunimos com o prefeito e decidimos que as festas carnavalescas estão suspensas em 2021. A prioridade no momento é a saúde pública e, por esse motivo, se torna totalmente inviável a execução de qualquer atividade que gere aglomeração”, disse o presidente da FMC ao G1, Scheyvan Lima.

Casos do novo coronavírus no Piauí

Somente nos 15 primeiros dias de 2021, o estado piauiense se viu com 43% no aumento de contaminações de Covid-19. O cenário de novos casos no Piauí vai de encontro com os demais estados brasileiros, onde a proliferação tem aumentado.

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.