Conheça as 5 capitais em que os candidatos bolsonaristas lideram nas eleições 2020

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido)mudou de ideia e já declarou apoio a alguns candidatos às eleições deste ano, confira.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já declarou apoio a alguns candidatos às eleições deste ano, apesar de ter afirmado que não se envolveria no pleito. Em pelo menos cinco capitais, candidatos bolsonaristas estão liderando as pesquisas de intenção de voto.

Conheça as 5 capitais em que os candidatos bolsonaristas lideram nas eleições 2020

Conheça as 5 capitais em que os candidatos bolsonaristas lideram nas eleições 2020. (Imagem: Google)

A campanha de Celso Russomanno (Republicanos), em São Paulo, foi a que mais teve o engajamento do presidente até o momento. Nas pesquisas, o candidato aparece tecnicamente empatado com Bruno Covas (PSDB), candidato do governador João Doria (PSDB), considerado adversário político do presidente. Além de São Paulo (SP), onde o engajamento do presidente tem sido maior, há forte influência em Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Goiânia (GO). Confira abaixo as características da disputa dessas quatro prefeituras.

Leia mais: Eleições 2020: Veja como são feitas as pesquisas de intenção de voto

Cidades com liderança bolsonarista nas eleições 2020

  1. Fortaleza
    Na capital cearense, o presidente já declarou apoio ao Capitão Wagner (Pros). No levantamento do Ibope, o candidato aparece tecnicamente empatado com a ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Na pesquisa Datafolha, Wagner tem 33% das intenções de voto e Luizianne tem 24%.
  2. Cuiabá
    O candidato do Podemoa, Abílio, tenta se consolidar na campanha como o “Bolsonaro cuiabano”, apesar de não ter recebido apoio explícito do presidente. Uma pesquisa Ibope divulgada no dia 16 aponta Abílio tecnicamente empatado em primeiro lugar com Emanuel Pinheiro (MDB), atual prefeito de Cuiabá. Eles têm 26% e 20% das intenções de voto, respectivamente.
  3. Manaus
    Na capital do Amazonas, dois candidatos se alinham a Bolsonaro: Coronel Menezes (Patriota) e o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos). Nas pesquisas, eles não estão na liderança, mas têm chances de chegar ao segundo turno. Quem lidera em Manaus é Amazonino Mendes (Podemos), ex-prefeito e ex-governador. Coronel Menezes tem 6% das intenções de voto nas pesquisas e Capitão Alberto Neto tem 7%.
  4. Goiânia
    O senador Vanderlan Cardoso (PSD) também não recebeu apoio explícito de Bolsonaro, mas já deu declarações simpáticas sobre o presidente. O candidato tem 21% das intenções de voto, segundo uma pesquisa Ibope e está tecnicamente empatado com Maguito Vilela (MDB), que tem 20% da preferência. Cardoso é apoiado pelo governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM), que chegou a romper com Bolsonaro mas busca uma reconciliação.
Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0