Conheça TRÊS formas de ANTECIPAR o auxílio emergencial e FGTS em 2021

Usado como facilitador de acesso para brasileiros que utilizam os serviços sociais do Governo Federal, o Caixa Tem é um aplicativo para que beneficiários possam realizar transações bancárias, movimentar recursos de benefícios e compras na internet.

É por meio desse programa que os cidadãos podem administrar os valores e consultar saldos de benefícios como Auxílio Emergencial, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e o BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda).

Conheça TRÊS formas de ANTECIPAR o auxílio emergencial e FGTS em 2021 (Imagem: Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo)
Conheça TRÊS formas de ANTECIPAR o auxílio emergencial e FGTS em 2021 (Imagem: Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo)

Antes de poder realizar os saques dos valores disponíveis em conta, os usuários precisam aguardar o cronograma de liberação do Governo Federal, o que ocorre com uma diferença de semanas entre o crédito na conta e a autorização para saque.

Leia mais: Caixa Tem: Conheça TODAS as operações que podem ser realizadas no aplicativo

Nesse meio tempo, os beneficiários ficam limitados em realizar transações e serviços digitais e compras na internet – utilizando o Cartão de Débito Virtual.

As compras em comércio físico podem ser realizadas por meio de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento comercial.

Três formas de acessar o dinheiro antes da liberação do Governo

De acordo com o Notícias Concursos, há três formas de conseguir acessar o dinheiro e realizar os saques antes do cronograma de liberação dos programas, sendo elas:

  • Depósito em uma conta digital por meio do boleto

O trabalhador poderá usar o saldo da poupança social fazendo um boleto de depósito. Para isso, basta o usuário gerar o documento por meio de um banco digital (PicPay, Nubank, Mercado Pago, Banco Inter, Recarga Pay) do qual o ele é correntista.

Em seguida, o trabalhador deve pagar o boleto utilizando o aplicativo Caixa Tem. O processo de transferência e depósito do dinheiro é feito em até dois dias uteis.

  • Transferência pelo cartão de débito virtual

Outra possibilidade é sacar o dinheiro antecipadamente pelo aplicativo Guiabolso. Nele, o trabalhador pode criar uma conta e adicionar os dados do cartão de débito virtual criado no Caixa Tem para começar as transferências gratuitas e a qualquer hora do dia.

Essa funcionalidade está disponível no Banco do Brasil, Caixa (cartão virtual), Bradesco, C6 Bank, Santander, Sicredi e Banco Inter.

  • Compras utilizando o cartão de débito virtual

A última alternativa para movimentar o saldo da poupança digital é utilizar o cartão de débito virtual do aplicativo Caixa Tem. O trabalhador poderá realizar compras com o aplicativo.

Para isso, o pagamento poderá ser feito por meio de um QR Code gerado nas maquininhas de cartão de estabelecimentos comerciais. Essa opção também é liberada para compras por meio da internet.

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.