Conheça TRÊS formas de usar o FGTS para financiar a casa própria

FGTS também pode ser utilizado para outros fins além do seguro-desemprego, Governo possibilita três formas de cesso ao financiamento da casa.

Direcionado como apoio a trabalhadores que possam vir a ser demitidos, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) também pode ser utilizado para outros fins além do seguro-desemprego. O Governo Federal possibilita três formas para que o cidadão tenha acesso ao financiamento da casa própria.

Conheça TRÊS formas de usar o FGTS para financiar a casa própria (Imagem: Reprodução/Google)

Conheça TRÊS formas de usar o FGTS para financiar a casa própria (Imagem: Reprodução/Google)

​​​​O saldo da conta do FGTS pode ser usado para comprar um imóvel, para amortizar o saldo devedor ou ainda para o pagamento de prestações.

Para isso, o cidadão precisa atender a algumas condições estipuladas pelo Governo, como ter no mínimo três anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em empresas diferentes.

Leia mais: Saque emergencial do FGTS de R$ 1.100 será liberado aos trabalhadores?

Além disso, o uso do fundo do garantia não será cedido caso o interessado possua financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do país, bem como não terá direito ao financiamento aqueles que têm propriedades urbanas localizado no município de sua atual residência.

No caso das residências, também há especificações para que sejam enquadradas no financiamento, sendo algumas delas: o limite de até R$1.500.000,00 no valor da avaliação, ser residencial urbano e tendo como destino a moradia do próprio titular, não ter sido objeto de uso do FGTS nos três anos anteriores ao ano da solicitação e outras.

Opções de financiamento

Compra de imóveis e construção

Para quem deseja comprar ou construir um imóvel residencial, o saldo do FGTS pode ser utilizado na hora da contratação, como entrada do financiamento, constituindo parte do pagamento ou do valor total.

Amortização ou liquidação do saldo devedor

O saldo do FGTS pode ser usado para quitar totalmente ou parcialmente sua dívida, desde que o contrato de financiamento tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH).

Pagamento de parte do valor das prestações

Você pode usar o FGTS para diminuir em até 80% o valor das prestações em 12 meses consecutivos, desde que o contrato de financiamento tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH).

Como utilizar o FGTS para financiamento

  • Confira o saldo da sua conta de FGTS e veja quanto pode ser utilizado na operação de compra, liquidação ou amortização de seu saldo devedor ou ainda, das parcelas de seu contrato;
  • Reúna a documentação;
  • Separe a documentação nece​ssária e entregue na Agência da Caixa ou no Correspondente Caixa Aqui mais próximo de você. 

A Caixa avalia a documentação e, caso aprovada, seu saldo do Fundo de Garantia é investido na casa própria.

Leia mais: IPVA, DPVat e licenciamento: Saiba como regular seu carro em 2021

Quando o FGTS não pode ser usado

  • Imóvel comercial;
  • Reformar ou aumentar seu imóvel;
  • Comprar terrenos sem construção ao mesmo tempo;
  • Comprar material de construção;
  • Imóveis residenciais para familiares, dependentes ou outras pessoas.

O que você paga: Nos financiamentos, as taxas previstas para a contratação;
Na compra à vista, Taxa de Intermediação do FGTS para aquisição de Moradia.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0