Depois de perda de mais de 300 mi em turismo, RN retoma as atividades abertas ao público

Os principais destinos de turismo do Rio Grande do Norte retomaram as atividades comerciais. De acordo com a ABIH-RN, 100% dos hotéis já reabriram.

Os principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte retomaram as atividades comerciais. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), em algumas regiões, 100% dos hotéis já reabriram, bem como pousadas, bares, restaurantes e passeios turísticos. O estado foi o primeiro do Brasil a receber o certificado internacional de Destino Seguro pelo WTTC – Conselho Mundial de Viagens e Turismo.

Depois de perda de mais de 300 mi em turismo, RN retoma as atividades abertas ao público

Depois de perda de mais de 300 mi em turismo, RN retoma as atividades abertas ao público. (Imagem: SETUR)

No Rio Grande do Norte, a perda de receita no setor passou de R$ 300 milhões, segundo projeção da entidade. Até o final do ano, o prejuízo pode chegar a R$ 450 milhões. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas aponta que o turismo brasileiro somente vai retornar aos patamares de março deste ano entre novembro e dezembro de 2021.

Segundo o presidente da ABIH-RN, José Odécio Jr, os hotéis estão retomando as atividades com toda a segurança sanitária necessária aos hóspedes. Para isso, as equipes foram treinadas e orientadas a oferecer serviços de excelência. A Associação também destaca que, segundo o boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Natal foi apontada como única capital do país em que a queda do número de casos de Covid-19 pode representar uma possível estabilização.

Medidas de segurança contra o coronavírus

O retorno do consumo será feito gradualmente, seguindo os protocolos de saúde. Em um primeiro momento, serão autorizadas viagens domésticas essenciais de curta distância, utilizando meios rodoviários. Em um segundo momento, viagens domésticas de longa distância, com transporte aéreo mais estruturado de acordo com protocolos aeroportuários.

Leia mais: Entenda o selo “Pernambuco Seguro”, criado pelo governo do estado para empresas de turismo.

Em um terceiro momento, serão liberadas viagens de negócios e eventos. Por fim, um quarto momento será voltado à retomada do turismo internacional, que vai depender de regulações e normas de outros países.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) está organizando a campanha #VaiPassar. A ação visa estimular o turismo nacional e incentivar os passageiros a remarcar suas viagens. Um dos cartões postais do Rio Grande do Norte, o litoral de Tibau do Sul, é o destino homenageado desta semana.

 

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0