DETRAN AL: Novas regras no atendimento; confira serviços!

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas anunciou que vai manter a suspensão de prazos de processos e procedimentos.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas anunciou que vai manter a suspensão de prazos de processos e procedimentos dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A medida foi determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em razão da pandemia da Covid-19, mesmo com a retomada de parte dos serviços presenciais.

DETRAN AL: Novas regras no atendimento; confira serviços

DETRAN AL: Novas regras no atendimento; confira serviços (Imagem: Ascom Detran-AL)

A medida se estende a motoristas que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde 19 de fevereiro, por exemplo. Nestes casos, eles podem continuar circulando com o documento. Procedimentos de transferência de propriedade do veículo e emplacamento de veículos novos também seguem suspensos.

Confira serviços disponíveis e suspensos no Detran

O Detran-AL também informou que a determinação do Contran abrange a interrupção de prazos de apresentação de defesa de autuação, defesa processual, recursos de multa, recursos de suspensão de direito de dirigir e cassação do documento de habilitação.

Já o prazo para a conclusão do processo de habilitação foi ampliado para mais seis meses, passando de 12 para 18 meses. A interrupção de prazos não vale para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), recolhido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL). Alguns estados aprovaram a prorrogação dos pagamentos.

Leia mais: Detran-AL: Retomado atendimento presencial nas unidades; confira serviços.

Os serviços presenciais estão ocorrendo com agendamento prévio, por meio do site oficial do órgão ou  através do agendamento.seplag.al.gov.br. O cidadão precisa comparecer ao posto de atendimento apenas no dia e horário agendados, com máscara de proteção facial, sem acompanhantes e respeitando o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas e as medidas sanitárias do local.

Das oito unidades “Central Já” em Maceió, quatro estão realizando atendimento presencial. São elas:

  • Shopping Farol, na Av. Fernandes Lima
  • Pátio Shopping, no bairro Cidade Universitária
  • Parque Shopping, no bairro Cruz das Almas
  • Maceió Shopping, em Mangabeiras

No primeiro momento, o Detran está liberando atendimento presencial para serviços específicos. Em outros estados, o órgão também retomou exames de aptidão física e mental em clínicas credenciadas, bem como realização de perícia psicológica e outros procedimentos médicos especiais. Qualquer alteração será informada ao público nos canais oficiais.

 

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0