DETRAN-AL: Órgão anuncia abertura de primeira habilitação on-line

Detran-AL divulgou um novo processo para os motoristas adquirirem a primeira CNH de forma online, prometendo mais agilidade e praticidade

O Detran-AL (Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas) divulgou um novo processo para os motoristas adquirirem a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de forma online. Com o processo iniciado pela web, o órgão promete mais agilidade e praticidade, além de contribuir para que as pessoas não se desloquem até a unidade. 

DETRAN-AL: Órgão anuncia abertura de primeira habilitação on-line (Foto: Rodrigo Rezende/ G1)

DETRAN-AL: Órgão anuncia abertura de primeira habilitação on-line (Foto: Rodrigo Rezende/ G1)

O Detran informa que, apesar do novo formato, é assegurada a proteção aos dados do usuário, não foi deixada de lado.

O novo sistema apresentado foi construído em parceria com a SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) para garantir a checagem eletrônica de algumas informações inseridas pelo candidato, estes precisam estar compatíveis com a base do Instituto de Identificação. As categorias disponíveis para 1ª habilitação são: “A”, “B” e “AB”. Também está disponível a Autorização para dirigir ciclomotor (ACC), “cinquentinha”, e “ACC e B”.

Leia mais: Seduc-AL anuncia a distribuição de kits de merenda escolar para alunos da rede pública

“Esse é mais um procedimento que o Detran de Alagoas oferece à sociedade de maneira direta e simplificada. O próprio candidato poderá emitir a guia de primeira habilitação em nosso site, em pouquíssimo tempo e no conforto de casa.

“Certamente será um serviço, na área de habilitação, de referência nacional nos quesitos segurança, eficiência, desburocratização e comodidade para os candidatos, além de contar com um grande potencial de melhorias e ampliação”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, Adrualdo Catão, em nota pela assessoria de imprensa do órgão.

Como funciona o agendamento pelo Detran-AL

De acordo com publicação no site do órgão, a emissão da guia de primeira habilitação está disponível apenas para aqueles condutores cujo documento de identidade foi expedido em Alagoas – nesta primeira fase de início de formato. Os candidatos que não se enquadrarem nesse requisito, devem agendar o atendimento presencial em no site do Detran-AL, neste linkagendamento.seplag.al.gov.br para dar entrada na habilitação.

É explicado em nota que o interessado deve acessar o site do Detran-AL, cliclar na aba de “Serviços”, “Habilitação”, “Guias para Pagamento” e “1ª Habilitação”, onde será preciso preencher os dados pessoais, categoria(s) pretendida(s) e opção se deseja exercer ou não atividade remunerada ao volante.

“Emitindo a guia para pagamento, cidadão poderá efetuar quitar o boleto nos agentes autorizados; feito isso, poderá agendar e realizar exames clínico/psicológico para clínica indicada na guia, realizar curso teórico de formação em um Centro de Formação de Condutores, a autoescola, agendar e realizar prova teórica de legislação de trânsito. Caso aprovado, deve realizar curso prático de direção e, por fim, o exame de direção”. Após realizar as etapas do processo, a CNH será emitida automaticamente.


Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0