Eleições 2020: Coligação PT-PSL é a nova aposta eleitoral de Juazeiro do Norte-CE

Para as Eleições 2020 a proposta de aliança do PT e PSL, partidos com históricos de conflitos por suas ideologias divergentes atentou o povo.

Para as eleições 2020, o prefeito Arnon Bezerra anunciou neste domingo (13), sua candidatura à reeleição da prefeitura do Juazeiro do Norte-CE, a Convenção Municipal do PTB teve como objetivo promover a estreia do então advogado Gabriel Santana (PT) como vice. Porém, o que chamou atenção da população foi a proposta de aliança do PT e PSL, partidos com históricos conflituosos por suas ideologias divergentes.

Eleições 2020: Coligação PT-PSL é a nova aposta eleitoral de Juazeiro do Norte - CE

Eleições 2020: Coligação PT-PSL é a nova aposta eleitoral de Juazeiro do Norte- CE (Reprodução: Google)

A situação foi contornada após uma reunião no dia (9) entre o governador Camilo Santana, e deputado federal José Guimarães e o presidente do PT no Ceará Antônio Filho, quando decidiram anunciar a aliança proposta entre os candidatos dos partidos de oposição.

Apesar da aliança ter sido confirmada, alguns integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT), não aceitaram de forma pacífica a decisão tomada pela comissão, durante o evento, alguns integrantes demonstraram indignação a formação desta parceria, mas logo em seguida a situação acabou sendo contida.

Alguns membro do PSL, como o deputado Heitor Freire também demonstrou surpresa ao saber da notícia da aliança. Alguns candidatos do PT teriam votado para que o advogado Gabriel Santana (PT) se candidatasse a Prefeito e representasse o partido, como oposição ao PSL que é representado pelo atual prefeito..

A contradição presente na aliança nas eleições 2020

Marcado por seus conflitos ideológicos, o PT e o PSL carregam uma história de oposição no Brasil, e é por isso que a aliança proposta no Ceará atentou a população – não somente do estado, mas de todo o Brasil – para as possíveis mudanças na forma de fazer política, considerando que ambos os lados podem ser beneficiados com a candidatura.

Leia mais: Após receber convites de partidos, Bolsonaro pensa em voltar ao PSL

Mesmo com algumas opiniões divergentes de pessoas de integrantes de tanto do PT quanto do PSL e partidos aliados, também e apesar do então presidente do Partido Socialista Liberal (PSL) Luciano Bivar, ter vetado no ano passado as alianças com o Partido do Trabalhadores (PT) , a comissão manteve a decisão tomada para a candidatura do prefeito até que uma segunda ordem seja anunciada.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0