Eleições 2020: ESTE candidato está à frente nas intenções de voto para 2º turno em Aracaju, segundo o Ibope

Às vésperas da votação do 2º turno em Aracaju, que acontece no domingo (29) foi publicada mais uma pesquisa de intenção de votos.

Às vésperas da votação do 2º turno em Aracaju, marcada para este domingo (29), foi publicada mais uma pesquisa de intenção de voto realizada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) e encomendada pela TV Sergipe. A nova amostragem, divulgada nesta quinta-feira (26), aponta para o candidato Edvaldo à frente da Delegada Danielle, com 62% de intenção de votos válidos.

Eleições 2020: ESTE candidato está à frente nas intenções de voto para 2º turno em Aracaju, segundo o Ibope (Foto: TSE / Arquivo)

Eleições 2020: ESTE candidato está à frente nas intenções de voto para 2º turno em Aracaju, segundo o Ibope (Foto: TSE / Arquivo)

Danielle, do Cidadania, aparece com 38% das intenções, com diferença de 24% do adversário do PDT (Partido Democrático Trabalhista) na disputa para a prefeitura de Aracaju. Para vencer o 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Segundo explicou o portal G1 sobre a pesquisa, o percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. A porcentagem dessas opções foram:

  • Branco/Nulo: 13%;
  • Não sabem ou não responderam: 3%.

Leia mais: Saiba quantos posts com FAKE NEWS sobre as eleições 2020 já foram APAGADOS pelo Facebook

A pesquisa tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, onde foram ouvidos 504 eleitores da cidade de Aracaju, entre os dias 24 e 26 de novembro. O resultado está cadastrado na Justiça Eleitoral sob a identificação de número SE‐05996/2020.

O nível de confiança utilizado é de 95%, o portal explica que isso significa que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. 

Evolução dos votos em Aracaju

A última pesquisa realizada pelo Ibope, no dia 20 de novembro, mostrava que a Delegada possuía 31% dos votos. Com aumento percentual de 7%, ela foi de 36% para 38%. No comparativo ao levantamento anterior, Edvaldo aparecia com 64% dos votos válidos, caindo para 62% na amostragem recente.

Leia mais: Sergipe tem QUEDA nos pedidos de seguro desemprego no mês de novembro; saiba como solicitar

Em relação aos votos totais do levantamento anterior do Ibope, de 20 de novembro, Edvaldo foi de 55% para 53%. A Delegada Danielle foi de 31% para 32% e os Brancos e Nulos foram de 9% para 13%. Não sabem ou não responderam foi de 5% para 3%.

O 2º turno acontece neste domingo (29) em 56 cidades brasileiras, além de Aracaju. A votação terá início às 7h – com preferência de horário para os idosos até às 10h – e será encerrada às 17h.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0