Em Rio Branco, candidato DISPARA nas intenções de voto para 2º turno das eleições 2020

Uma pesquisa realizada pelo Ibope sobre as intenções de voto para o segundo turno em Rio Branco ouviu 602 eleitores da cidade entre os dias 18 e 20 de novembro e constatou ampla vantagem de Tião Bocalom (PP) na disputa. Entre os entrevistados, 65% responderam que pretendem votar no candidato.

Em Rio Branco, candidato DISPARA nas intenções de voto para 2º turno das eleições 2020
Em Rio Branco, candidato DISPARA nas intenções de voto para 2º turno das eleições 2020. (Imagem: Reprodução / Google)

Socorro Neri (PSB) teve apenas 28% das intenções de voto para o próximo domingo (29), quando será a votação do segundo turno. Votos brancos e nulos somam 5% das intenções e outros 2% ainda estão indecisos.

Pesquisa eleitoral aponta favoritismo em Rio Branco

No cálculo dos votos válidos, quando são excluídos os brancos, nulos e indecisos, a diferença entre os candidatos chega a 40 pontos percentuais. Tião Bocalom tem 70% dos votos válidos, enquanto Socorro Neri tem 30%. Para vencer no segundo turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um.

Leia mais: Moradores de Rio Branco NÃO podem ser presos ATÉ domingo (29) por ESTE motivo

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, os resultados foram:

  • 61% citaram Tião Bocalom;
  • 26% citaram Socorro Neri;
  • 1% citou outros candidatos;
  • Brancos e nulos somaram 6%;
  • Outros 6% não souberam opinar.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Conheça os candidatos

Maria do Socorro Neri (PSB) já foi secretária municipal de Assistência Social de Rio Branco, superintendente estadual da Legião Brasileira de Assistência Social e diretora do Departamento de Ensino Supletivo. O candidato a vice -prefeito é o advogado Eduardo Ribeiro, do PDT.

Leia mais: Saiba quantos posts com FAKE NEWS sobre as eleições 2020 já foram APAGADOS pelo Facebook

Tião Bocalom (PP) é paranaense e já foi prefeito de Acrelândia, cidade do interior do Acre, por dois mandatos. O Professor formado em Matemática e em Ciências Físicas e Biológicas também foi vereador em uma cidade no interior do Paraná, onde começou sua carreira política.

A candidata a vice-prefeita na chapa é a ex-deputada federal Marfisa Galvão, do PSD. Os eleitores farão a escolha definitiva no domingo (29). Para votar, é necessário estar de máscara e levar documento com foto.

 

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.