Enem 2020 tem duas questões ANULADAS; confira o gabarito completo

O Inep divulgou ontem (27) o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, nesta edição duas questões foram anuladas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Nesta edição, uma questão de ciências da natureza e outra de matemática foram anuladas.

Enem 2020 tem duas questões ANULADAS; confira o gabarito completo

Enem 2020 tem duas questões ANULADAS; confira o gabarito completo (Imagem: Reprodução Jornal O Norte)

Questões anuladas

O gabarito oficial do Enem 2020 foi divulgado na quarta-feira (27). Para a surpresa dos estudantes, uma questão de ciências da natureza e outra de matemática foram anuladas, ou seja, elas não serão computadas na nota final dos estudantes.

As perguntas que foram invalidadas falavam da alteração cromossômica no café arábica e de probabilidades em uma brincadeira de amigo secreto.

As questões anuladas foram:

  • Prova amarela: questão 114 em ciências da natureza e 141 em matemática
  • Prova azul: questão 135 em ciências da natureza e 157 em matemática
  • Prova cinza: questão 129 em ciências da natureza e 156 em matemática
  • Prova rosa: questão 94 em ciências da natureza e 143 em matemática.

O número de acertos do candidato não indica sua nota final, por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Isto é, o sistema de correção detecta a coerência no desempenho do estudante  ele reconhece o “acerto ao acaso”, ou seja, o “chute”, e atribui uma pontuação menor.

Isso explica o motivo de cinco candidatos acertarem exatamente a mesma quantidade de questões, mas tirarem notas bem diferentes.

Por exemplo, se o aluno acertou as 5 questões mais difíceis, mas errou as mais fáceis, provavelmente “chutou” as alternativas. Seu desempenho é considerado incoerente e sua pontuação é reduzida.

Leia mais: Fies no segundo semestre aceita notas do Enem 2020 e tem NOVAS regras; confira

Gabarito oficial Enem 2020

Para acessar seu caderno de prova e o gabarito é só clicar na cor que foi o seu caderno de prova abaixo.

Primeiro dia de prova Enem 2020 (17):

Segundo dia de prova Enem 2020 (24):

As provas impressas do Enem 2020 foram realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro. Dos 5.523.029 de participantes esperados para a prova, 2.842.332 (51,5%) faltaram ao primeiro dia e 3.052.633 participantes, segundo dia (55,33%). Essa foi a maior abstenção da história do Enem.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0