Fies 2021: Incrições para o programa se encerram HOJE (29)

Interessados em financiar cursos de graduação em instituições de ensino privadas têm até esta sexta-feira (29) para realizar as inscrições no Fies 2021 (Fundo de Financiamento Estudantil). A primeira chamada do ano usará as notas do Enem de edições anteriores a 2020, devido às mudanças no calendário do exame.

Fies 2021: Incrições para o programa se encerram HOJE (29) (Imagem: Caio Rocha/Framephoto)
Fies 2021: Incrições para o programa se encerram HOJE (29) (Imagem: Caio Rocha/Framephoto)

Para concorrer a uma das 93 mil vagas ofertadas pelo Governo Federal através do programa, os candidatos precisam atender a alguns requisitos, sendo eles:

  • Possuir renda de até três salários mínimos por pessoa da família;
  • Ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010 a 2019;
  • As notas não podem ser inferiores a 450 pontos e desempenho acima de zero na redação.

Nessa primeira edição do ano, os resultados da seleção serão divulgados no dia 2 de fevereiro. Tendo o selecionado que completar a inscrição entre os dias 3 e 5 de fevereiro.

Leia mais: Enem 2020 tem duas questões ANULADAS; confira o gabarito completo

A lista de espera para os candidatos que não forem pré-selecionados será convocada entre 3 de fevereiro e 18 de março de 2021. Estes, devendo complementar a inscrição no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção.

Mesmo que o candidato seja pré-selecionado, o mesmo estará sujeito às demais regras e procedimentos de formalização do contrato; pois a seleção assegura apenas a expectativa de direito à vaga.

Como se inscrever

Para se inscrever no processo seletivo do Fies, o candidato deve acessar o sistema de inscrição no site do Fies e clicar em “minha inscrição”.

Em seguida, o candidato deve clicar em “fazer cadastro”. O usuário será direcionado para a página do gov.br, onde vai precisar fazer o seu cadastro preenchendo as perguntas que forem feitas.

Após finalizar o cadastro, o candidato será direcionado novamente para a página do Fies. Feito isso, será preciso preencher mais algumas informações solicitadas pelo sistema e a inscrição será concluída.

Confira o calendário do Fies 2021

Inscrição: 26 a 29 de janeiro de 2021
Resultado: 2 de fevereiro de 2021
Complementação da inscrição: 3 a 5 de fevereiro de 2021
Convocação da lista de espera: 3 de fevereiro até o dia 18 de março de 2021.

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.