INSS 2021: Auxílio-doença volta a exigir perícia médica; saiba como agendar
O Instituto Nacional de Seguro Social-INSS anunciou que chegou ao fim o prazo para solicitação da antecipação do auxílio-doença.
Com o fim do prazo para solicitação da antecipação do auxílio-doença, beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) devem realizar agendamento prévio para a próxima etapa: a perícia médica. Esta deve ser feita presencialmente em qualquer agência do órgão.
Neste período de pandemia do novo coronavírus, que teve início em março deste ano, mais de 1 milhão de beneficiários conseguiu adiantamento do benefício. Isso deu direito ao saque de R$ 1.045 durante quatro meses.
Com o atendimento presencial regularizado, 1.037 agências do INSS foram reabertas. De acordo com o Ministério da Economia, mais de 500 médicos peritos que estavam trabalhando em categoria remota retomaram os atendimentos presenciais. Com o retorno dos profissionais, agora contabilizam 1,9 mil peritos em atendimento presencial em todo o país.
Leia mais: Quadrilha comete FRAUDE em benefícios do INSS na Bahia; saiba como se proteger
Vale lembrar que o auxílio-doença é um benefício garantido por lei que subsidia trabalhadores que estão fora das suas funções laborais por mais de 15 dias consecutivos.
Para ter direito ao benefício, é necessário contribuir com a Previdência Social por pelo menos 1 ano. Contudo, este prazo torna-se inexistente caso haja comprovação de acidente de trabalho. Para comprovar tais situações, é obrigatório que o segurado passe por perícia médica.
Como agendar perícia pelo aplicativo
O agendamento pode ser feito por meio da plataforma digital Meu INSS, disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Androis e iOs. Para isso, basta seguir as instruções abaixo:
- Acesse o site ou o aplicativo do órgão;
- Entre com o seu login ou senha;
- Caso não tenha se cadastrado, clique em cadastre-se e insira os dados solicitados pelo sistema;
- Escolha a aba “Agendar perícia”;
- Clique em “Perícia inicial”;
- Confira os dados e confirme;
- Escolha o local de atendimento, assim como o horário para atendimento.
Leia mais: PF investiga FRAUDES no seguro-desemprego no Pará; saiba como se proteger
Compareça à agência no horário marcado utilizando máscara de proteção individual. Para adentrar ao local, o uso é obrigatório.
Meu INSS
O aplicativo Meu INSS é uma plataforma que pode ser acessada por diferentes dispositivos. Os serviços são ofertados à população de forma online e gratuita. Por meio do aplicativo, é possível realizar agendamentos de serviços, pedidos de benefícios, consultas, extratos, pagamentos de segurados da previdência social, entre outros.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.