IPVA 2021: Pagamento com desconto no Ceará acaba NESTA semana

No Ceará, proprietários de veículos têm até o final desta semana para fazer o pagamento do IPVA 2021 com desconto de 5% no valor do imposto.

No Ceará, os proprietários de veículos têm até o final desta semana para fazer o pagamento do IPVA 2021 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) com desconto no imposto. Até segunda-feira (25), cerca de 270 mil contribuintes já haviam quitado o imposto com o benefício de redução no valor.

IPVA 2021: Pagamento com desconto no Ceará acaba NESTA semana (Imagem: Reprodução/Piauí Hoje)

IPVA 2021: Pagamento com desconto no Ceará acaba NESTA semana (Imagem: Reprodução/Piauí Hoje)

O desconto de 5% é válido para aqueles que efetuarem o pagamento do IPVA 2021 em cota única até o dia 29 de janeiro. Após esta data, o valor do imposto não terá abatimentos para quitação do débito anual.

Há opção de pagamento parcelado em até cinco vezes, com o valor não podendo ser menor do que R$ 100.

Os vencimentos para parcelamento começam no dia 10 de fevereiro, seguindo os meses seguintes nas seguintes datas: 10 de março, 12 de abril, 10 de maio e 10 de junho.

Leia mais: Valor do IPVA 2021 tem REDUÇÃO no Ceará; confira calendário de pagamento

De acordo com o G1, o IPVA deve abranger cerca de 2,3 milhões de proprietários de veículos, com previsão de arrecadar em torno de R$ 1 bilhão, sendo que metade do valor arrecadado vai para os municípios onde os veículos foram licenciados.

Como emitir o boleto para pagamento do IPVA 2021 no Ceará

Para emissão do boleto para recolhimento do imposto, é necessário acessar os aplicativos Ceará App e Meu IPVA, ou, o site da Sefaz (Secretaria da Fazenda).

Depois de ser preenchida a informação do chassi ou Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e da placa, o DAE (Documento de Arrecadação do Estado) vai ser gerado automaticamente.

Calendário do IPVA 2021 no Ceará

Parcela única com 5% de desconto: até 29 de janeiro
1ª parcela: 10 de fevereiro
2ª parcela: 10 de março
3ª parcela: 12 de abril
4ª parcela: 10 de maio
5ª parcela: 10 de junho

Leia mais: Imposto de Renda 2021: CINCO informações importantes ANTES de fazer a declaração

Redução nos valores em 2021

A base de cálculo do imposto deste ano sofreu redução de 4,95% em relação a 2020, sendo isentas as pessoas com deficiência, donos de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, transportes escolares e veículos com mais de 15 anos.

Além desses, os condutores de transportes escolares do Ceará estão isentos do pagamento do IPVA 2021; com a gratuidade, mais de 700 veículos  e 2,4 mil autoescolas serão beneficiados.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0