Valor do IPVA 2021 tem REDUÇÃO no Ceará; confira calendário de pagamento

A Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará anunciou calendário de pagamento do IPVA 2021 e desconto no tributo. Fique por dentro!

A Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará divulgou o calendário de pagamento do IPVA 2021 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O contribuinte pode acessar as datas junto ao site da Secretaria ou por meio do aplicativo Meu IPVA. De acordo com o órgão, o imposto terá uma redução de 4,95% no próximo ano.

Valor do IPVA 2021 tem REDUÇÃO no Ceará; confira calendário de pagamento

Valor do IPVA 2021 tem REDUÇÃO no Ceará; confira calendário de pagamento (Imagem: Montagem/Jornal O Norte)

A informação de redução do imposto foi divulgada nesta terça-feira (29) por meio da titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Fernanda Pacobahyba. A modalidade de pagamento também será facilitada.

O valor pode ser pago em formato de cota única com desconto ou para quem desejar, o IPVA pode ser parcelado em até cinco vezes, sem desconto.

Leia mais: IPVA 2021: Veja o calendário de pagamento dos estados do Norte e Nordeste

O pagamento do imposto à vista pode ser quitado até 29 de janeiro. Já para os que escolheram o modo parcelado, precisa iniciar o pagamento no dia 10 de fevereiro seguindo o prazo máximo de até 10 de junho, boleto referente à ultima parcela do débito.

A partir de 1º de janeiro os boletos já podem ser acessados por meio do portal oficial da Secretaria ou através de qualquer dispositivo móvel pelo aplicativo ‘Meu IPVA’.

De acordo com a Secretaria, a arrecadação do tributo vai gerar o valor de R$ 1,12 bilhão. Mais de 2 milhões de veículos devem realizar o pagamento no estado. O valor é repartido e designado aos municípios que os veículos tem sede e metade para os cofres estaduais.

Através do aplicativo, o contribuinte pode ter acesso, por exemplo, Certificado de Arrecadação do Estado (DAE). As alíquotas dependem do tipo de veículo e variam de 0,5 a 3,5%. Segundo a Sefaz, a maior parte dos veículos no estado tem a alíquota representada pelo valor máximo de 3,5%.

Leia mais: Como solicitar indenização do DPVAT com o FIM da Seguradora Líder?

A arrecadação do imposto se dá nos seguintes locais: Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Casas Lotéricas e rede Pague Menos.

O grupo isento de pagamento de imposto estão as pessoas com deficiência, proprietários de veículos com mais de 15 anos, táxi, ônibus e máquinas agrícolas.

O IPVA é de pagamento obrigatório e de responsabilidade estadual. A quitação do imposto precisa ser feita em dia para evitar possíveis multas e problemas junto ao Detran.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0