Justiça toma NOVA decisão sobre pagamento do IPVA para pessoas com deficiência em São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu por suspender por tempo indeterminado a isenção do pagamento do IPVA para pessoas com deficiência.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo decidiu por suspender por tempo indeterminado a isenção do pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2021 para pessoas com deficiência.

Justiça toma NOVA decisão sobre pagamento do IPVA para pessoas com deficiência em São Paulo (Imagem: Reprodução / Google)

De acordo com o juiz Nogueira Diefenthaler, relator da ação civil pública que foi ajuizada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP), existe uma “violação ao princípio constitucional da isonomia (Condição das pessoas que são governadas pelas mesmas leis)”.

Basicamente com esta suspensão cria-se uma distinção ilegal entre as pessoas, que gera “discriminação indevida entre motoristas com deficiência, em prejuízo daqueles que têm deficiência grave ou severa mas que não necessitam de veículo adaptado”.

 Leia mais: Conheça os 10 carros novos mais baratos do Brasil custando até R$ 60 mil

Contudo, a Secretaria da Fazenda e Planejamento comunicou que pessoas com deficiência física severa ou profunda e que o veículo precise de adaptação, continuam a ter direito à isenção de IPVA, assim como os autistas e pessoas com deficiência física. 

Isenção 

Com a nova liminar mais de 280 mil pessoas perdem o direito de isenção somente em 2021. 

Por nota, a secretaria informou ainda que o governo do estado promoveu alterações nas regras para concessão de IPVA-PCD para garantir o direito de quem realmente precisa. 

O intuito das novas regras é “garantir o direito a quem realmente precisa e combater fraudes”. 

Segundo os dados divulgados por eles, entre 2016 e 2019, o número de veículos com isenção em São Paulo cresceu de 138 mil para 351 mil, um aumento de mais de 150%. ​​

Enquanto o crescimento da população com deficiência no estado cresceu apenas 2,1% no mesmo período, segundo levantamento da Secretaria da Pessoa com Deficiência. 

Contudo, em levantamento feito pela Secretaria da Pessoa com Deficiência mostrou que o crescimento da população com deficiência no estado foi de 2,1%, de cerca de 3,1 milhões de pessoas em 2016 para mais de 3,2 milhões em 2019.

Leia mais: Imposto de Renda: Saiba se VOCÊ precisa pagar e como pedir isenção

Quem continua isento?

  • Quem possui Deficiência física severa ou profunda que precise de veículo especialmente adaptado e customizado para sua situação;
  • Quem possui Deficiência física, visual, mental, intelectual, severa ou profunda, ou autismo, que impossibilite a condução do veículo. Neste caso, os veículos devem ser conduzidos por motoristas autorizados pelo beneficiário da isenção; 

Para saber se ainda continua tendo direito à isenção do imposto 2021, é preciso acessar o portal da fazenda de São Paulo

Eduarda Oliveira
Escrito por

Eduarda Oliveira

Carregando… aguarde.

0