Maceió tem programação natalina REDUZIDA por causa da Covid-19; confira a agenda
Junto com o mês de dezembro, chegam as decorações de Natal. Em Maceió, a prefeitura reduziu a programação natalina por causa da Covid-19.
Junto com o mês de dezembro, chegam também as decorações de Natal que iluminam e colorem as casas e ruas das cidades. Sendo tradicionalmente um período de encontros e festejos, há de se pensar na movimentação de pessoas nos grandes centros para compras, apresentações e contemplação dos espaços decorados em tempos de pandemia. Em Maceió, a prefeitura reduziu a programação natalina por causa da Covid-19.
A capital alagoana adotou medidas e fez adaptações para que os festejos aconteçam dentro da segurança sanitária contra a disseminação do vírus – que já vêm tendo alta de infecções e internações hospitalares.
Órgãos da prefeitura se reuniram para estabelecer as normas de saúde, como o distanciamento, higienização e limitação de público.
Leia mais: Réveillon 2021 em Maceió CANCELADO? Prefeitura toma decisão sobre festividades
Os protocolos estão previstos no Protocolo de Biossegurança elaborado especificamente para o evento. Neste ano, por exemplo, não haverá o cortejo cultural, que arrastou centenas de brincantes pela orla da capital no ano passado.
Iluminação adaptada
Em alguns pontos da cidade de Maceió, já é possível avistar a iluminação que é típica do mês, mas, por conta da pandemia e do plano elaborado pela gestão municipal, teve redução de 40% na ornamentação em relação a 2019.
De acordo com levantamento feito pelo G1, a iluminação foi instalada em pontos como a orla marítima, o Mirante do Jacintinho, o Calçadão do Comércio, no centro, a Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes; a Praça da Faculdade, no Prado; e o Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca.
Na orla da capital, os ornamentos podem ser vistos desde a orla de Jaraguá, percorrendo a Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca até chegar à orla de Cruz das Almas. Os pontos de iluminação foram espalhados a fim de que sejam evitadas aglomerações.
“Priorizamos os itens aéreos, como piscas e projetores em postes e coqueiros, em detrimento dos terrestres. Mesmo com essas adequações, a Prefeitura de Maceió vai conseguir oferecer a maceioenses e turistas um Natal bonito e iluminado, o que já é referência entre os destinos nacionais”, explicou o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão.
Programação cultural em Maceió
Para aqueles que quiserem prestigiar as apresentações da 4ª edição do Projeto Natal dos Folguedos, organizado pela Fmac (Fundação Municipal de Ação Cultural) e pela Semtel (Secretaria Municipal de Turismo e Lazer), já podem se organizar para visitar os espaços culturais ao ar livre a partir desta sexta-feira (04).
A Prefeitura de Maceió divulgou o calendário com programação que segue até o dia 20 de dezembro. Na Praça Multieventos, na praia da Pajuçara, sempre a partir das 18h, diversos grupos culturais vão se apresentar.
Haverá apresentações de coco de roda, pastoril, fandango, bumba meu boi, guerreiro, baianas, ciranda, samba de roda, bandas de pífanos, grupos afro, artistas e bandas locais, além de outras atrações.
Além das exibições, o local também oferecerá uma feira gastronômica com preços populares. A programação abre a alta temporada turística em Maceió e foi incorporada aos festejos de fim de ano.
Leia mais: Ferreira Costa oferece MAIS de 400 vagas de emprego no Nordeste; inscreva-se!
Veja a programação completa do Natal dos Folguedos
04/12 (Sexta-feira)
19h – Projeção Mapeada
Tião Marcolino
20h – Fandango do Pontal e Coco de Roda Xique Xique
21h – Mel Nascimento
05/12 (Sábado)
19h – Lula Sabiá
20h – Projeção Mapeada
Boi Treme Terra e Guerreiro Mensageiro de Padre Cícero
21h – Jaques Setton
06/12 (Domingo)
19h – Xameguinho
20h – Baianas Mensageiras de Santa Luzia e Coco de Roda Los Coquitos
21h – Abanos do Forró
09/12 (Quarta-feira)
19h – Val Bocca
20h – Boi Dragão Kids e Cirandeiras Alagoanas
21h – Joelson dos 8 Baixos
10/12 (Quinta-feira)
19h – Lara Melo
20h – Baianas Ganga Zumba e Taieiras Alagoana
21h – Nara Cordeiro
11/12 (Sexta-feira)
19h – Sandoval do Forró
20h – Projeção Mapeada
Coco de Roda Reis dos Cangaço e Samba Show Gaviões da Pajuçara
21h – Gabriel Henrique & Matheus
12/12 (Sábado)
19h – Gil Neves
20h – Projeção Mapeada
Guerreiro São Pedro Alagoano e Pastoril Estrela de Belém
21h – Igbonan Rocha
13/12 (Domingo)
19h – Rogério Nicácio
20h – Boi Força Bruta e Coco de Roda Reviver
21h – Eliezer Setton
16/12 (Quarta-feira)
19h – Fidellis e Cabroeira
20h – Coco de Roda Catolé e Pastoril Sagrado Coração de Jesus
21h – Kel Monalisa
17/12 (Quinta-feira)
19h – Irineu Nicácio
20h – Boi Bumba Alagoano e Samba de Roda K’Posú Betá
21h – Tamboricas
18/12 (Sexta-feira)
19h – Lucy Muritiba
20h – Projeção Mapeada
Coco de Roda Paixão Nordestina e Afoxé Odo Iyá
21h – Wilma Araújo
19/12 (Sábado)
19h – Elaine Kundera
20h – Projeção Mapeada
Guerreiro Vencedor Alagoano e Banda de Pífano Flor do Nordeste
21h – Chau do Pife
20/12 (Domingo)
19h – Cai Dentro
20h – Boi Axé e Junina Santa Fé
21h – Fernanda Guimarães
Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.