Margem de erro EMPATA intenções de voto para 2° turno das eleições em João Pessoa

Uma pesquisa realizada pelo Ibope nesta semana aponta empate técnico entre os candidatos à prefeitura de João Pessoa. Confira os resultados.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada pela TV Cabo Branco aponta empate técnico entre os candidatos à prefeitura de João Pessoa. A dois dias do segundo turno, os eleitores precisam decidir entre Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB). Confira os percentuais de intenção de voto registrados pelo levantamento para as eleições 2020.

Margem de erro EMPATA intenções de voto para 2° turno das eleições em João Pessoa

Margem de erro EMPATA intenções de voto para 2° turno das eleições em João Pessoa. (Imagem: Montagem/ TV Cabo Branco/ Reprodução)

A pesquisa ouviu 602 eleitores da capital entre os dias 22 a 24 de novembro e foi registrada na Justiça Eleitoral. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Resultado de pesquisa para a prefeitura de João Pessoa

Cícero Lucena (PP) tem 44% das intenções de voto, enquanto Nilvan Ferreira (MDB) tem 36%. Branco e nulos somam 16% e indecisos são 3%. No primeiro turno, Cícero recebeu 75.610 votos, que correspondem a 20,72% dos votos válidos e Nilvan obteve 60.615 votos, o que representa 16,61% dos votos válidos.

Leia mais: Governo da Paraíba toma decisão sobre NOVO lockdown por causa da Covid-19

Na atual pesquisa, os percentuais de intenções de votos válidos, ou seja, excluindo brancos, nulos e indecisos, foram: 55% para Lucena e 45% para Ferreira. Para vencer no segundo turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um.

O Ibope também levantou as intenções de voto de forma espontânea, ou seja, quando o eleitor não tem os nomes dos candidatos apresentados. Cícero Lucena (PP) foi citado por 41% dos entrevistados e Nilvan Ferreira (MDB), por 32%. Brancos e nulos chegaram a 18% e indecisos a 8%.

Conheça os candidatos

Cícero Lucena já foi governador da Paraíba, vice-governador e senador. Tem experiência como prefeito de João Pessoa, com dois mandatos consecutivos. Na última eleição, chegou a disputar o segundo turno, mas foi derrotado por Luciano Cartaxo (PV).

Leia mais: ESTE candidato incentiva voto NULO no 2º turno em João Pessoa; entenda o motivo

Nilvan Ferreira é radialista e está disputando o cargo pela primeira vez. Antes da eleição, o seu nome chegou a ser sondado como possível candidato pelo PSL, mas acabou concorrendo pelo MDB.

O segundo turno das eleições é no domingo (29). Na primeira etapa, realizada em 15 de novembro, mais de 111 mil eleitores deixaram de votar na capital paraibana, o que corresponde a 21,28% do eleitorado.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0