Ministério da Economia define NOVA data para recolhimento do FGTS pelo PIX em 2021
A nova modalidade de pagamento PIX que garante rapidez e agilidade vai realizar o recolhimento do FGTS a partir do próximo ano.
O Ministério da Economia havia anunciado na terça-feira (22) que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ia ser recolhido através da nova modalidade de pagamento PIX em janeiro de 2021. O anúncio foi divulgado na 11ª reunião plenária do Fórum PIX. Porém, doi dias depois, o Ministério voltou atrás e resolveu adiar o feito. Neste sábado (26), o Governo divulgou o mês de maio para início da retirada do benefício pelo PIX.
O projeto tem por nome FGTS Digital e promete facilidade de arrecadação do benefício. Como o PIX é um novo jeito de realizar transferência no Brasil e com garantias de agilidade e eficiência, a parceria do Ministério da Economia com o Banco Central está em processo de construção.
A proposta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (SEPRT-ME) foi assinada na semana anterior e o objetivo da parceria é que seja desenvolvido um interesse mútuo e que proporcione o máximo de facilidade à população.
Outro feito que impulsionou esta iniciativa, é a necessidade de diminuir a emissão de guias. Isso porque só em 2019, foram emitidas em média 70 milhões de documentos.
Leia mais: FGTS poderá ser recolhido com PIX a partir de 2021? Entenda como irá funcionar
Facilidades do PIX além do FGTS
Muitas facilidades já estão previstas para 2021. Por meio do aplicativo, poderão ser realizados saques em lojas. A promessa está marcada já para o primeiro semestre e com a facilidade não será necessário a utilização de agências ou caixas eletrônicos para a realização da transação.
O método pode funcionar como um ressarcimento da dívida, isto é, o comprador pode realizar o pagamento da compra em formato PIX com um valor acima do produto e o preço restante pode ser devolvido em formato de papel moeda pelo dono do estabelecimento.
Outra facilidade programada é o pagamento das contas de energia. Com o pagamento pelo PIX, há a probabilidade do débito ser repassado com um valor abaixo do antigo. Isso porque os custos operacionais serão reduzidos com essa facilidade.
Leia mais: Melhore suas finanças com ESSAS atitudes em 2021
A tecnologia NFC será usada em favor da população para que seja feito o pagamento por aproximação em que há a conexão de dispositivos para que seja realizada a transação. Essa modalidade já é efetuada por alguns cartões de crédito e será um serviço disponibilizado pelo PIX.
Outros serviços como débito automático, compra de carros, aquisição de imóveis também serão oferecidos pela nova plataforma.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.