Mobilidade Urbana: Governo sinaliza faixa compartilhada na Av. Roberto Freire em Natal

O governo do Rio Grande do Norte anunciou mudanças na mobilidade urbana. Uma faixa compartilhada será feita na av. Roberto Freire de Natal.

Na sexta-feira (16), o governo do Rio Grande do Norte anunciou mudanças na mobilidade urbana. Uma faixa compartilhada para os ônibus e os ciclistas será feita na avenida Roberto Freire, na zona Sul de Natal. O projeto está sendo finalizado pela Secretaria de Estado da Infraesturutura (SIN).

Mobilidade Urbana Governo sinaliza faixa compartilhada na Av. Roberto Freire em Natal

Mobilidade Urbana Governo sinaliza faixa compartilhada na Av. Roberto Freire em Natal (Imagem: Reprodução G1-Globo)

Mobilidade Urbana e faixa exclusiva para ônibus e ciclistas

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), juntamente com o Detran e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), estão finalizando o projeto para implantação das faixas compartilhas para ônibus e ciclistas.

A mudança será na avenida Roberto Freire, uma das mais movimentadas de Natal. A rodovia não recebe nenhum tipo de reforma a pelo menos 10 anos, agora, irá receber ciclofaixa nos seus dois sentidos.

A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra, disse: “Estamos levando melhorias a uma das movimentadas avenidas de Natal e atendendo pleito, justo e legítimo, das associações de ciclistas com a definição de uma ciclofaixa. A sinalização dá maior segurança a todos que circulam naquela área e incentiva o uso da bicicleta para prática esportiva e como meio de transporte.”

A ciclofaixa vai começar em frente ao Shopping Cidade Jardim estendendo até o Praia Shopping. Jonielson Pereira que é diretor geral do Departamento Estadual de Trânsitos (Detran), informou que os trabalhos já foram iniciados e, caso não chova a conclusão prevista é em 15 dias. O Detran irá realizar um trabalho de conscientização socioeducativa para orientar o uso da ciclofaixa e o respeito aos ciclistas.

Leia mais: DETRAN-RN: Órgão anuncia retomada de atendimento médico em Natal

Protesto por segurança

A decisão em realizar a mudança na avenida, aconteceu após vários casos de atropelamento em setembro de 2020. No dia 28 de setembro de 2020, um grupo reunido por centenas de ciclistas fizeram um protesto que teve inicio no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira em prol do da implantação das faixas para ciclovias.

O organizador da manifestação Lucas Raniery, do bike clube Soltando o Freio, disse: “Só queremos respeito. A Roberto Freire é um trecho importante da cidade, liga a Via Costeira e a Rota do Sol, que também são muito utilizadas por ciclistas. A faixa compartilhada com os ônibus é a solução mais viável para evitar acidentes”.

 

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0