Mobilidade Urbana: Recife anuncia mudança no trânsito e faixa reversível na Av. Beira Rio

Em prol da mobilidade urbana, foram instalados equipamentos de sinalização aos motoristas que transitam pela avenida Beira-Rio, em Recife

Desde o último sábado (17), em prol da mobilidade urbana, foram instalados equipamentos de sinalização da faixa reversível aos motoristas que transitam pela avenida Beira-Rio, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife; que precisarão utilizar o sentido da via no horário reversível.

Mobilidade Urbana: Recife anuncia mudança no trânsito e faixa reversível na Av. Beira Rio (Foto: Wellington Lima/Jornal do Commercio)

Mobilidade Urbana: Recife anuncia mudança no trânsito e faixa reversível na Av. Beira Rio (Foto: Wellington Lima/Jornal do Commercio)


Além da orientação aos condutores quanto às faixas que devem utilizar, travessias de pedestres também foram implantadas ao longo da via – incluindo um novo semáforo para assegurar a travessia de pedestres e ordenar o fluxo de veículos que vem da Rua Demóstenes de Olinda para acessar a Avenida Beira-Rio.

Leia mais: Matrículas 2021 Recife: Confira calendário e passo a passo para realizar as inscrições

De acordo com o portal Folha de Pernambuco, três faixas de rolamento entre as ruas José Osório e Clóvis Beviláqua foram redistribuídas na avenida Beira-Rio. Por causa do ajuste na sinalização, a faixa central se tornou uma faixa reversível, devido ao funcionamento padrão em direção à Ponte da Capunga.

Dessa forma, apenas nos dias úteis e das 15h às 20h, a circulação da faixa central funciona em direção à Ponte da Torre. Nos demais horários, a via fica voltada para o sentido Ponte da Capunga.

Mobilidade urbana e mudança estudada desde 2019

Ao portal G1, aCTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife) informou que a mudança já havia sido implementada em modo de teste em 2019, agora, mas passou a ser permanente.

A medida foi uma solução de engenharia viária implantada para otimizar a capacidade viária em relação ao fluxo de veículos, que varia em cada horário.

Com a comprovação de eficiência da faixa, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) decidiram implantar a sinalização definitiva na avenida. À época, a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, disse ao portal oficial da Prefeitura de Recife que a medida é fruto de estudos que apontavam a necessidade da ação.

“Na localidade, existe um estreitamento natural da calha viária e foi verificada a necessidade de viabilizar um melhor aproveitamento do espaço disponível. Com a criação de uma faixa de rolamento reversível, que irá funcionar em sentidos alternados de acordo com a necessidade de cada horário, o trecho ganha mais fluidez”.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0