Novatos da rede pública estadual de Fortaleza poderão fazer matrícula 2021 online; saiba como
Fortaleza disponibilza matrícula 2021 virtual para alunos da rede pública de ensino com prazo estabelecido. Continue a leitura e veja como
Neste ano pandêmico de 2020, as escolas reformularam os métodos de realizarem o processo de inscrição nas instituições. Em Fortaleza, no Ceará, não foi diferente. O estado disponibilizou a modalidade online para a matrícula dos alunos novatos da rede na capital. Para estudantes residentes no interior, as inscrições precisam ser feitas de forma presencial.
O anúncio foi realizado por meio do Diário Oficial da União (DOU). Aos alunos que não tem acesso a computadores ou internet, as escolas vão disponibilizar um local para que sejam feitos os cadastros online.
Matrícula 2021
A matrícula pode ser feita por meio de dois sites, aluno online ou solicitação de matrícula. O acesso online permite realizar o processo de cadastro e fazer a anexação dos documentos do aluno.
No processo de cadastro, é necessário que seja escolhida três opções entre as escolas oferecidas pelo sistema. Essa é uma forma de administrar melhor o processo de matrícula e remanejar de forma mais efetiva os estudantes. O ato de confirmação da matrícula é feita pela instituição escolhida.
A Secretaria informou que este processo inicial não garante a permanência da vaga. Caso as inscrições ultrapassem a quantidade máxima de vagas, um sorteio será necessário. Os alunos que não foram escolhidos na instituição de primeira opção, serão redirecionados para a segunda e assim sucessivamente.
O comparecimento nas instituições só deverá acontecer caso o aluno não estiver inscrito em nenhuma intituição e precise buscar por vagas remanscentes na rede. Todo este processo de matricula acontecerá em três etapas. A primeira será a fase disponibilizada aos alunos veteranos. Essa etapa também será virtual e deverá ser feita através deste site.
Leia mais: Matrículas 2021 em Pernambuco já tem calendário de pré-cadastro divulgado; confira
Já a segunda fase é a etapa do remanejamento que pode ser dividido em interno e externo. O interno é entre unidades, quando o estudante já concluiu o período escolar na instituição. Por sua vez, o externo é entre redes muncipais e estaduais.
A terceira etapa é para alunos que abandonaram os estudos. Para estes, é preciso apresentar os seguintes documentos:
- Duas fotos 3×4 do aluno;
- Certidão de Nascimento;
- Cartão de Vacinação;
- Documento que comprove a transferência estudantil.
Aos alunos veteranos, será realizada apenas a confirmação dos dados já inclusos no sistema de matrícula.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.