Pesquisa para prefeito de Teresina 2020: Quem é o candidato FAVORITO das eleições?
Uma pesquisa Ibope divulgada pela TV Clube aponta Dr. Pessoa (MDB) como candidato favorito dos eleitores de Teresina nestas eleições.
Uma pesquisa Ibope divulgada pela TV Clube aponta Dr. Pessoa (MDB) como candidato favorito dos eleitores de Teresina nestas eleições. Ao todo, 16 candidatos disputam a prefeitura da capital do Piauí e apenas três tiveram mais de 10% das intenções de voto no levantamento realizado. Confira os resultados.
Pesquisa de intenção de votos nestas eleições para prefeito de Teresina
- Dr. Pessoa (MDB): 34%
- Kleber Montezuma (PSDB): 18%
- Fábio Abreu (PL): 16%
- Fábio Novo (PT): 6%
- Major Diego Melo (Patriota): 2%
- Gessy Fonseca (PSC), Lourdes Melo (PCO), Simone Pereira (PSD) e Fábio Sérvio (PROS): 1%
- Lucineide Barros (PSOL), Mário Rogério (Cidadania) e Pedro Laurentino (UP): 0%
Entre os entrevistados, 10% responderam que pretendem votar em branco ou anular o voto e 9% ainda não sabem em quem votar ou não responderam. O nome do candidato Gervásio Santos (PSTU) não foi citado.
Leia mais: Eleições 2020: Veja os projetos de segurança pública dos candidatos a prefeito de Teresina
A pesquisa ouviu 602 eleitores da cidade deTeresina, entre os dias 14 e 16 de outubro. O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro é de quatro pontos percentuais. Os entrevistados também responderam em quem não votariam de jeito nenhum. O candidato mais citado foi Fábio Abreu (PL). confira.
- Fábio Abreu (PL): 25%
- Kleber Montezuma (PSDB): 22%
- Lourdes Melo (PCO): 21%
- Dr. Pessoa (MDB): 14%
- Fábio Novo (PT): 14%
- Pedro Laurentino (UP): 9%
- Gervásio Santos (PSTU) e Major Diego Melo (Patriota): 8%
- Simone Pereira (PSD): 7%
- Gessy Fonseca (PSC) e Mário Rogério (Cidadania): 6%
- Fábio Sérvio (Pros) e Lucineide Barros (PSOL): 5%
Outros 5% responderam que poderiam votar em todos e 14% não souberam ou preferiram não opinar. Os entrevistados podiam apontar mais de uma resposta, por isso a soma dos fatores apontados é de mais de 100%.
A pesquisa também levantou os percentuais de avaliação das administrações do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). O governo do estado foi considerado ótimo ou bom por 28% dos entrevistados e regular por 35%. Além disso, 34% consideram a gestão ruim ou péssima. O governo federal é avaliado como ótimo ou bom por 26%; regular por 31% e ruim ou péssimo por 42%.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.