PM lança operação para reforçar policiamento no Centro Histórico de Salvador
PM lança operação para reforçar policiamento no Centro Histórico de Salvador. A polícia contará com apoio de órgãos da segurança pública.
PM lança operação para reforçar policiamento no Centro Histórico de Salvador. A polícia contará com apoio de órgãos como o 18º Batalhão da PM, do Batalhão de Choque ( BPChq), de Policiamento Turístico (Beptur), e do Esquadrão de Polícia Montada para fazer o reforço da região.
A Polícia Militar de Salvador (PM-BA) criou um plano de reforço em segurança para o Centro Histórico de Salvador. Na última quinta-feira (12), o Pelourinho recebeu mais de 100 policiais militares para a operação. Além disso, o reforço conta também com profissionais do 18º Batalhão da PM e unidades especializadas em segurança.
O objetivo do órgão de segurança pública é assegurar os visitantes, moradores e trabalhadores de situações de violência recorrentes da região. Segundo estatísticas, o estado da Bahia está entre as regiões mais violentas do país, cerca de 525 mortes violentas foram registradas em abril de 2020.
Agora, a PM lança uma operação para reforçar o policiamento na maior região de turismo da cidade.
O anúncio foi feito pelo subsecretário da Segurança Pública, Hélio Jorge Paixão, que esteve ao lado de autoridades como a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, o subcomandante da PM, coronel Nilton Machado, o comandante de Operações da PM e o coronel Manoel Xavier Filho.
A Operação Centro Histórico terá apoio do 18º Batalhão da PM, do Batalhão de Choque ( BPChq), de Policiamento Turístico (Beptur), e do Esquadrão de Polícia Montada, além de contar 120 profissionais treinados da Polícia Militar de Salvador.
Leia mais: Manaus AM inicia vacinação para pessoas acima de 12 anos
Altos índices de violência em Salvador
Cerca de 5.276 mortes violentas como homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte foram registradas no estado da Bahia, no ano passado (2020). Segundo estudos feitos pelo G1, a Bahia está entre os cinco estados mais violentos do Nordeste, em paralelo com Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas.
Segundo os dados divulgados, o mês mais violento foi em abril de 2020, onde a região registrou 534 crimes, que resultou em 525 mortes consideradas violentas.
Os dados apontam ainda que o Nordeste é a principal região com aumentos de casos de mortes violentas, o que resulta em um aumento geral nos números a nível nacional, 20% de aumento foi configurado, mesmo no ano da pandemia.
Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.