Tipos de Aposentadorias do INSS 2023: Quais são e Regras

Entenda quais são as regras dos principais tipos de aposentadorias do INSS 2023. Confira aqui todos os detalhes!

Você sabe quais são os tipos de aposentadorias do INSS 2023 que funcionam no Brasil? Muitos conhecem o benefício de se aposentar, porém, poucos sabem quais são e as regras de cada uma. Por isso, a seguir, você conhece os principais tipos de aposentadorias do INSS 2023, além das suas alterações após a reforma. Confira! 

Fonte: Site Onze

Tipos de aposentadorias do INSS 2023

Cada tipo de aposentadoria do INSS 2023 possui uma regra específica, que os trabalhadores precisam se atentar. 

Após a Reforma da Previdência, muitas regras sofreram alterações, onde critérios foram inseridos ou mesmo retirados.

Veja Também

Bolsa Família de R$ 600

Auxílio de R$ 1.200 para Mães Solteiras

Receber Pensão por Morte

Aposentadoria Especial INSS

A seguir, confira os principais tipos de aposentadorias do INSS 2023 e saiba como elas funcionam:

Aposentadoria por idade

A Aposentadoria por Idade é um dos principais tipos de aposentadorias do INSS 2023, onde o trabalhador precisa atingir a idade mínima para a solicitação. Ou seja, ao atingir uma determinada idade, o trabalhador possui o direito de se aposentar pelo benefício do INSS.

Saiba que antes da Reforma da Previdência, o INSS estabelecia idade mínima de 65 anos para os homens e 60 anos às mulheres.

Após toda mudança, as regras de idade não foram alteradas em relação aos homens, porém, para as mulheres, atualmente, é exigido ao menos 62 anos.

Além disso, é importante ressaltar que além da idade, a instituição estabelece tempo de contribuição para quem deseja optar por essa modalidade.

  • Homens: 65 anos e 15 anos de contribuição;
  • Mulheres: 62 anos e mais 15 anos de contribuição.

Atenção! Recomendamos que todos os trabalhadores, principalmente as mulheres, se atentem às regras de transição, para verificar as possibilidades.

Aposentadoria especial

Fonte: Koetz Advocacia

De acordo com o Governo Federal, esse tipo de aposentadoria é um benefício concedido ao trabalhador que exerce atividades prejudiciais à saúde ou integridade física.

No entanto, nesta modalidade, o INSS exige tempo de contribuição, que pode variar de acordo com a função exercida pelo cidadão.

Geralmente, você consegue se aposentar após cumprir os determinados anos de contribuição, além de cumprir com a carência de 180 contribuições.

Porém, antes da Reforma da Previdência Social, não havia a regra de idade mínima, contudo, após as mudanças, o governo inseriu essa regra na modalidade.

  • 60 anos + 25 anos para atividades de menor risco;
  • 58 anos + 20 anos para atividades de médio risco;
  • 55 anos +15 anos para atividades de maior risco.

Aposentadoria por ponto

Fonte: Site PT

Essa é uma opção para trazer mais segurança ao segurado, no qual você soma a sua idade e mais o tempo de contribuição. 

No entanto, é importante ressaltar que a soma dos pontos pode variar, principalmente após a reforma de 2019. Para ano de 2023, os critérios básicos são:

  • Homens: 35 anos de contribuição e 100 pontos em 2023. Porém, a cada ano, há o aumento de + 1 ponto, até o limite de 105 pontos.
  • Mulheres: 30 anos de contribuição e 90 pontos em 2023. Aumenta mais = 1 ponto a cada ano, com o limite de 100 pontos.

Aposentadoria por invalidez

Fonte: Jornal Contábil

Na aposentadoria por invalidez, o trabalhador precisa comprovar que sofre de alguma incapacidade que o impeça de exercer sua função profissional.

Contudo, é necessário que o segurado possua um período de carência de 12 contribuições. No entanto, o órgão responsável pode dispensá-la quando a invalidez for de acidentes de qualquer natureza. 

Aposentadoria por tempo de contribuição

Fonte: FN Assessoria

Essa aposentadoria é bastante popular entre os trabalhadores, além de ser a mais fácil de entender. No entanto, a aposentadoria por tempo de contribuição é válida apenas para as pessoas que atendam aos critérios das regras de transição até 12/11/2019 (antes da Reforma da Previdência).

Isso porque, esse tipo foi extinto após a reforma, onde o trabalhador precisará comprovar tempo mínimo de contribuição do INSS.

  • 30 anos de contribuição para as mulheres;
  • 35 anos de contribuição para os homens.

Caso você tenha completado o seu tempo de contribuição até o dia 12/11/2019, o INSS encaixa a sua solicitação na regra de transição.

Existem diversos tipos de aposentadorias do INSS 2023, você só precisa saber qual é a destinada para o seu caso.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0