Prova de Vida do INSS 2023: Novas Regras, Prazos e Documentos

Sabia que o procedimento da Prova de Vida do INSS 2023 está com novas regras? Acesse para saber todos os detalhes!

Você já ouviu falar na Prova de Vida do INSS 2023? Saiba que esse procedimento é indispensável para muitos beneficiários segurados, principalmente se você for aposentado. Apesar de ser um processo popular, houveram algumas mudanças nas regras e prazos. Descubra a seguir tudo sobre a Prova de Vida do INSS 2023!

Fonte: Notícias R7

O que é a Prova de Vida do INSS 2023 e para que serve?

A Prova de Vida do INSS 2023 é um dos principais procedimentos que devem ser realizados pelos beneficiários do INSS.

Uma das suas principais funções é evitar que fraudes surjam durante o recebimento dos benefícios, comprovando a existência do segurado. 

Além disso, é importante ressaltar que a ação busca garantir melhor organização e controle das documentações dos beneficiários. 

Veja Também

Auxílio para Mãe Solteira

Bolsas de Estudos Cursos Técnicos

Bolsa de até 100% Prouni

Novo Bolsa Família de R$ 600

Com a prova, você pode receber seu pagamento normalmente pela conta-corrente ou poupança, sem correr risco de suspensão do pagamento.

Mas afinal, como o processo funciona? Então, na regra antiga, o procedimento era realizado pelo segurado no dia do seu aniversário, comprovando que estava vivo. 

O procedimento era realizado presencialmente, contudo, caso você estivesse acamado, seria possível solicitar o serviço em domicílio. 

Vale ressaltar que o agendamento poderia e ainda pode ser feito através da Central de Atendimento, pelo número 135 ou no aplicativo Meu INSS.

Dessa forma, os INSS tem controle de quem ainda pode receber os seus auxílios financeiros. Caso seja atestado o falecimento, o benefício é suspenso.

Fonte: Jornal Contábil

Novas regras da Prova de Vida do INSS 2023

Esse procedimento era obrigatório para todos os segurados, no entanto, com a pandemia da Covid-19, o governo decidiu suspender devido ao isolamento social.

No entanto, a obrigatoriedade da Prova de Vida do INSS 2023 já retornou, voltando a ser um dos principais processos solicitados na hora de garantir seus benefícios. 

Contudo, após a publicação da Portaria 1.408/22, a obrigatoriedade de realizar o processo, presencialmente, foi suspensa.

Fonte: Jornal Contábil

Antes, os beneficiários eram obrigados a comparecer em uma agência bancária ou do INSS para a realização do procedimento.

Com as mudanças nas regras, esse comparecimento é opcional, ou seja, o segurado escolherá se deseja ou não realizar o procedimento de maneira presencial.

Dessa forma, a comprovação da Prova de Vida é feita através do cruzamento de dados pelo órgão responsável.

Nesse processo, o INSS considera as movimentações realizadas nos últimos 10 meses após a atual data de aniversário do segurado.

Quem deve realizar a Prova de Vida do INSS 2023?

Apesar de não ser obrigatória a realização presencial, todos os segurados do INSS devem fazer o processo. 

Assim, é possível verificar quem continua vivo e evitar fraudes no recebimento dos benefícios. Entre os segurados, devem realizar a Prova de Vida do INSS 2023:

  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • Pessoas que recebem benefícios assistenciais.
Fonte: PronaTec

Praza da Prova de Vida do INSS em 2023

Não há um prazo estabelecido pelo INSS, já que a obrigatoriedade presencial foi suspensa e o processo é feito através do cruzamento das informações.

Embora não seja obrigatório, o próprio segurado pode agendar o atendimento para realizar de forma presencial, caso prefira.

Se houver algo de errado durante a verificação da movimentação, o benefício do aposentado ou pensionista será suspenso.  

Atenção! Para garantir sucesso na verificação dos seus dados, é fundamental que você atualize seu cadastro no INSS.

Documentos necessários para o processo

Caso você escolher realizar sua Prova de Vida presencialmente, o segurado deve apresentar os principais documentos solicitados. 

Entre eles, estão documentos RG ou CNH, além do CPF. Assim, é possível fazer o processo sem nenhum contratempo. 

Fonte: Instituto de Longevidade

No Jornal Norte, é possível encontrar uma variedade de informações sobre processos, como a Prova de Vida do INSS 2023. Confira! 

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0