Quem vai pagar MENOS no IPVA BA 2021? Veja NOVA tabela de alíquotas e calendário

A Sefaz informa que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA BA 2021) terá redução de 5% para carros de passeio

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA BA 2021) terá redução de 5% para carros de passeio. Já para caminhões, a redução será de 1,8%, para motos 1,7%, para utilitários a redução será de 4,7%, por sua vez, os ônibus e micro-ônibus vão apresentar um desconto de 2,7% no valor do imposto.

Quem vai pagar MENOS no IPVA BA 2021? Veja NOVA tabela de alíquotas e calendário

Quem vai pagar MENOS no IPVA BA 2021? Veja NOVA tabela de alíquotas e calendário (Imagem: Reprodução/ Google)

Nesta segunda-feira (14) foi anunciado que o IPVA na Bahia em 2021 sofrerá uma redução de no máximo 5%. O anúncio foi feito pela Secretaria da Fazenda do Estado no qual anunciou os descontos a depender da categoria veicular.

O contribuinte que desejar realizar a antecipação do documento vai ter um desconto de 10% para o pagamento em cota única. Para ter direito à redução, o imposto tem o prazo máximo de pagamento até 10 de fevereiro.

Caso o pagante não escolha a antecipação, mas deseje seguir a data pré-estabelecida, se o pagamento for feito de forma integral respeitando a primeira das três cotas do imposto, a Sefaz possibilita um desconto de 5%.

Leia mais: Shoppings de Salvador funcionarão em horário especial neste mês; entenda a mudança

Isenção do IPVA BA 2021

A Secretaria da Fazenda informou quais são os veículos que tem direito a isenção do imposto. Entre os informados, estão: as máquinas agrícolas, táxis de profissionais autônomos, transporte coletivo com um valor acima de 15 anos de fabricação, pessoas jurídicas independente de terem sido instituídos pelo poder público estadual ou municipal, veículos terrestres que apresentam motor com igual ou menos potência que 50 cilindradas.

Além disso, embarcações que apresentam motor igual ou inferior a 25 HP, veículos de propriedade da embaixada, funcionários que exerçam a função de diplomatas também estão isentos de realizar o pagamento do imposto.

O IPVA também não pode ser cobrados dos veículos de propriedade de templos religiosos, veículos da União, Distrito Federal, fundações, organizações sem fins lucrativos, entidades sindicais.

Como acessar

Para acessar as informações veiculares, débitos, pendências, pagamentos o contribuinte pode entrar no site do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA).

Leia mais: Detran-BA anuncia NOVO sistema de serviços online; saiba como agendar atendimento

Para mais informações sobre os grupos isentos, dúvidas a respeito do imposto ou pagamento do IPVA, entre no portal oficial da Sefaz.

Calendário de pagamento do IPVA BA 2021

Quem vai pagar MENOS no IPVA BA 2021? Veja NOVA tabela de alíquotas e calendário

Quem vai pagar MENOS no IPVA BA 2021? Veja NOVA tabela de alíquotas e calendário (Imagem: Reprodução/Sefaz)

 

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0