Réveillon 2021 CANCELADO em Jericoacoara? Prefeitura toma decisão sobre eventos na praia
A prefeitura de Jijoca de Jericoacoara anunciou em conta oficial do Instagram o cancelamento da tradicional festa de Réveillon 2021.
Nesta segunda-feira (14), a prefeitura de Jijoca de Jericoacoara anunciou em conta oficial do Instagram o cancelamento da tradicional festa de Réveillon 2021. A suspensão, que atinge eventos na praia, foi tomada mediante Decreto do Governo do Ceará com novas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus no estado, publicado no Diário Oficial, proibindo a realização pelos entes públicos de festa no dia 31 de dezembro.
Diante do Decreto Estadual, a prefeitura optou pelo cancelamento da queima de fogos, shows ou programação de entretenimento nas áreas públicas realizadas ou apoiadas pelo município que venham a promover aglomerações ou concentração de pessoas, podendo ocasionar em medidas coercitivas em caso de descumprimento.
“Nas áreas privadas estão suspensos quaisquer eventos sociais e corporativos, privados ou públicos, em ambientes abertos ou fechados. Em caso de descumprimento ensejará medidas coercitivas, sem prejuízo das ações administrativas, civis e criminais”, determinou a administração.
Leia mais: Réveillon 2021: Fortaleza é a 2ª capital mais procurada para romper o ano; como será o evento?
Réveillon 2021: decreto de suspensão de eventos no Ceará
No estado, o governador suspendeu quaisquer eventos sociais e corporativos, privados ou públicos, em ambientes abertos ou fechados entre os dias 15 de dezembro de 2020 a 4 de janeiro de 2021.
O texto também proíbe festas em áreas comuns de quaisquer condomínios, residenciais, de lazer e mistos; e limita a capacidade máxima de festas residenciais, em cada unidade, a 15 pessoas, incluídos os moradores e colaboradores.
As festas de réveillon, que acontecem na passagem de 2020 para 2021, poderão ser realizadas em ambiente virtual, ficando proibida a realização pelos entes públicos de festas na respectiva data.
A gestão estadual leva em conta o aumento de casos da Covid-19 no Ceará e as aglomerações que são comumente causadas com a proximidade do fim do ano e o esperado aumento da circulação e da aglomeração de pessoas no comércio e em eventos, ambientes propícios à proliferação do vírus.
Leia mais: Bolsonaro ignora 2ª onda de Covid-19 no Brasil: ‘Estamos vivendo um finalzinho de pandemia’
“O momento epidemiológico da Covid-19 no Estado inspira cuidados segundo as autoridades da saúde, não sendo recomendável a realização de eventos que possam causar qualquer tipo de aglomeração, especialmente neste final de ano”.
Também é considerado pelo governo do Ceará o controle mais rigoroso do desempenho de atividades econômicas e comportamentais com maior potencial de geração de aglomerações, além da proteção da população, enfatizando as pessoas acima de 60 anos e com comorbidades.
Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.