Rio Branco-AC disponibiliza sistema para emissão de RG online

Na última segunda-feira (14) a sociedade civil do Rio Branco, no Acre, passou a contar com um novo sistema online para emissão do RG

Na última segunda-feira (14) a sociedade civil do Rio Branco, no Acre, passou a contar com um novo sistema online para emissão do RG pela Polícia Civil do estado.

Rio Branco-AC disponibiliza sistema para emissão de RG online (Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica Acre)

Rio Branco-AC disponibiliza sistema para emissão de RG online (Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica Acre)

O intuito é evitar as aglomerações e o tempo de espera na OCA (Organização no Centro de Atendimento de Rio Branco). População local foi avisada por meio de divulgações.

Para que o cidadão não precise ficar na fila, é necessário agendar o horário de atendimento, emitir o protocolo e comparece ao local com hora marcada, através do site: http://idpol.ac.gov.br/services/Agendamento. O usuário também poderá efetuar o agendamento para a expedição do RG por telefone.

“Devido à pandemia, lançamos essa plataforma para melhorar o atendimento. Com isso, a pessoa não vai ficar esperando por horas. Vai ser um conforto para os usuários”, informou ao portal G1 o coordenador de Identificação Civil e Criminal do IIRMH, Júnior César.

As atividades do OCA estavam suspensas desde o mês de março, devido ao coronavírus, atendimentos presenciais retornaram no último dia 25 de agosto com 30% da capacidade.

Leia mais: Universidade Federal do Acre divulga calendário de aulas e disponibiliza auxílio para estudantes

Segundo o portal G1, o IIRHM (Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo), da Polícia Civil, passou a efetivar a nova forma de atendimento ontem, dia 21 de setembro.

Passo a passo para agendar o atendimento em Rio Branco-AC

• Acessar o site da Polícia Civil
• Selecionar o local de atendimento e clicar em cima do nome;
• Preencher a ficha cadastral com os dados pessoais;
• Escolher o dia e hora para o atendimento;
• Clicar em agendar e aguardar o número de protocolo criado. O protocolo deve ser apresentado na OCA no dia do atendimento.

O cidadão precisa estar no local agendado com cinco minutos de antecedência.

Expansão do atendimento

Inicialmente, o serviço é válido apenas para a capital acreana, conforme informou Júlio César.

“Por ora, só tem agendamento para a capital, mas vamos ter para Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. Estamos desde a segunda passada e teve muita procura no site. É muito mais rápido do que fazer uma ligação e agendar”.

Documentos de identidade prontos para retirada

A organização está com documentos de 2017 e 2018 prontos para serem retirados pelos solicitantes. Júlio César ainda salientou que a média de espera pelo novo documento é de sete dias.


Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0